Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 03 > Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes bancárias em MG

Notícias

Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes bancárias em MG

Foram cumpridos 2 mandados judiciais de prisão preventiva e 3 mandados de busca e apreensão, com arrecadação de veículos e objetos eletrônicos utilizados para os crimes.
por publicado: 28/03/2019 07h04 última modificação: 28/03/2019 07h08

Montes Claros/MG - A Polícia Federal deflagrou nessa quarta-feira (27/3), em Montes Claros, a Operação Câmera-1 que apura fraudes bancárias praticadas através da clonagem de cartões magnéticos de pessoas que recebem através da Caixa Econômica Federal.

Foram cumpridos 2 mandados judiciais de prisão preventiva e 3 mandados de busca e apreensão, com arrecadação de veículos e objetos eletrônicos utilizados para os crimes.

A investigação, iniciada há 5 meses, identificou a atuação de um grupo criminoso especializado na instalação de dispositivos de captação de senhas e dados dos cartões magnéticos de clientes na Caixa Econômica Federal com o objetivo de futura “clonagem” e posterior saque fraudulento de quantias disponíveis na conta vinculada ao cartão clonado.

Embora a prática da “clonagem” de cartões de magnéticos bancários tenha diminuído com a utilização de chip nos cartões, os criminosos continuavam a fazer a clonagem nas situações em que os clientes utilizavam cartões sem chip, normalmente cartões de benefícios sociais (Benefício Previdenciário, Bolsa Família, Cartão Cidadão, Seguro Desemprego etc.).

Os dois presos (um homem e uma mulher) são da cidade de Icaraí de Minas/MG, mas com domicílios anteriores, na região Sul de Minas Gerais e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O preso do sexo masculino responde por roubo de equipamento bancário no estado de São Paulo e já foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região por crimes de clonagem de cartões bancários no estado do Rio de Janeiro e aguarda, em liberdade, o julgamento de recurso.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Montes Claros/MG

(38) 2103.3200

registrado em: , ,