Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 05 > PF deflagra Operação Sindicus para desarticular esquema de criação de sindicatos de fachada no Amapá

Notícias

PF deflagra Operação Sindicus para desarticular esquema de criação de sindicatos de fachada no Amapá

Operação PF

O grupo investigado instituiu sindicatos irregulares para conseguir vagas na presidência da Federação das Indústrias do Estado do Amapá
publicado: 28/05/2019 11h19 última modificação: 28/05/2019 11h19
Arquivo PF

Arquivo PF

Macapá/AP - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (28/5) a Operação Sindicus*, para desarticular organização criminosa que se valia de sindicatos de fachada para obtenção de vantagens, no estado do Amapá.

Na ação, resultante de trabalho desenvolvido em parceria com o Ministério Público Federal, policiais federais dão cumprimento a sete mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de Macapá/AP e Brasília/DF.

De acordo com a investigação, o esquema criminoso consistia na criação de sindicatos irregulares com o intuito de eleger um dos integrantes da organização para o cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), visando, desta forma, a administração do patrimônio da federação e a apropriação das contribuições sindicais pagas pelos seus filiados.

A investigação criminal constatou que os autores, mesmo após terem sido denunciados pela prática dos crimes de peculato, falsidade ideológica e organização criminosa, continuaram a empreender esforços para manutenção do esquema criminoso.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de falsidade ideológica, peculato e organização criminosa.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

cs.srap@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(96) 3213-7500