Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 06 > PF participa de grupo de trabalho para avaliação de riscos em instalações portuárias

Notícias

PF participa de grupo de trabalho para avaliação de riscos em instalações portuárias

Objetivo do grupo é desenvolver metodologia de análise de riscos a ser aplicada nos planos de segurança portuária em todo o país
por publicado: 27/06/2019 20h37 última modificação: 27/06/2019 20h37

Brasília/DF – A Polícia Federal participa, entre os dias 24 e 28 de junho, em Vitória/ES, do Grupo de Trabalho organizado para desenvolver metodologia de análise de riscos a ser aplicada nos Estudos de Avaliação de Riscos e Planos de Segurança Portuária. Tais métodos e rotinas serão utilizados por instalações portuárias nacionais. O Grupo foi criado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), em sua 121ª Reunião Ordinária, realizada em 14 de março de 2019.

Após visitar o Porto de Natal, no final de abril deste ano, o Grupo de Trabalho se reúne no município capixaba, para colher mais subsídios a partir de discussões com a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Espírito Santo – CESPORTOS/ES e instalações portuárias locais. O objetivo é construir uma metodologia de análise de riscos específica para segurança pública portuária brasileira, bem como a reformatação dos modelos de Estudo de Avaliação de Riscos e Plano de Segurança Portuária, a partir da visão da CONPORTOS.

Na próxima etapa, o Grupo deve se reunir no Porto de Santos/SP, em data a ser definida, para prosseguir na proposta de discutir com a comunidade portuária nacional as propostas metodológicas da Análise de Risco com Ênfase em Segurança Portuária (ARESP) e os novos modelos de Estudo de Avaliação de Riscos e Plano de Segurança Portuária, que deverão ser utilizados pelas instalações portuárias nacionais.

Por fim, o Grupo de Trabalho visitou também o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações – VTMIS – do Porto de Vitória, onde foi possível constatar sua importância para a segurança do tráfego aquaviário e a segurança portuária.



Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: 61 2024-8142