Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 07 > Operação Hórus realiza diversas apreensões em Guaíra e região

Notícias

Operação Hórus realiza diversas apreensões em Guaíra e região

Operação PF

Equipes da PF, da Força Nacional e do Exército Brasileiro participaram da ação
publicado: 12/07/2019 08h19 última modificação: 12/07/2019 13h41

Guaíra/PR - Nesta sexta-feira (12/7), em ações distintas, diversas apreensões foram realizadas em uma operação integrada, denominada Hórus, composta por integrantes da Polícia Federal, COBRA/BPFRON e Força Nacional, com o apoio do Exército Brasileiro e da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas /MJSP.

Na primeira, policiais realizavam patrulhamento de rotina na zona rural de Guaíra/PR e perceberam movimentação suspeita de carreta e supostos batedores. Na tentativa de abordagem, o criminoso parou repentinamente a carreta e empreendeu fuga em meio a plantação de milho. No local, foi apreendida carreta carregada com aproximadamente 900 caixas de cigarros.

Em outra ação, policiais realizavam patrulhamento embarcado de rotina no Rio Paraná e perceberam movimentação suspeita de embarcações tentando cruzar o bloqueio da Base Permanente CARONTE (Chalana), instalada acima da Ponte Ayrton Senna. Foram realizadas várias perseguições e, na tentativa de fuga da abordagem, os criminosos jogaram diversas caixas de cigarros na água, buscando colocar em risco a navegação das embarcações policiais e facilitar sua fuga ao Paraguai. Os policiais realizaram acompanhamento tático embarcado e conseguiram obter êxito na abordagem de uma embarcação criminosa, enquanto que o restante dos fugitivos retornou ao país vizinho. O piloto jogou a embarcação na ribeirinha e conseguiu fugir, não sendo localizado. No local foi apreendida embarcação e aproximadamente 100 caixas de cigarros.

Ainda na zona rural de Guaíra, os policiais perceberam movimentação suspeita de veículos e supostos batedores. Na tentativa de abordagem, os criminosos empreenderam fuga em meio a plantação de milho, não sendo localizados. No local foram apreendidos dois veículos carregados com aproximadamente 35 caixas de cigarros contrabandeados. Somente na data de hoje, já é a 3ª apreensão de ilícitos realizado pelas equipes desta operação integrada.

Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR

Contato: (44) 3642-9100

 

*** A mudança de nome da Operação Integrada para Hórus, que significa “o Deus dos céus, dos Vivos e da Guerra”, seria um marco em virtude da intensificação das atividades de fiscalização e também para marcar a integração de outras forças de segurança a esse novo momento estratégico das atividades repressivas.