Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 07 > PF combate a extração irregular de recursos minerais em MG

Notícias

PF combate a extração irregular de recursos minerais em MG

Operação PF - MG

Operação Poeira Vermelha investiga grupo que simulava atividades de terraplanagem para ocultar a prática de mineração ilegal
por publicado: 18/07/2019 16h52 última modificação: 18/07/2019 16h52

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18/7) a Operação Poeira Vermelha, para combater a extração irregular de recursos minerais em Nova Lima/MG, sem autorização dos órgãos ambientais competentes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima e Agência Nacional de Mineração – ANM).

Os criminosos simulavam atividades de terraplenagem em terrenos urbanos, como se os preparassem para futura construção; quando, na verdade, praticavam a mineração ilegal. Com base nas características geográficas da área onde atuavam, a “terra” extraída pela quadrilha consistia, de fato, em minério de ferro, com considerável valor de mercado, que era revendido para empresas siderúrgicas para a produção de aço.

O Código de Mineração e normativos da ANM dispõem que extrações minerais em atividade de terraplenagem prescindem de autorização municipal somente nos casos em que o material retirado seja empregado em área de interesse da obra, sem posterior comercialização.

A investigação, iniciada com a deflagração de hoje, visa a identificar os responsáveis pela extração mineral ilegal e pela comercialização do minério, bem como definir os terceiros compradores.

Nos dois pontos em que a Polícia Federal esteve, foram apreendidas uma escavadeira de esteira, uma retroescavadeira, cinco caminhões caçamba e duas carretas caçamba. Os materiais apreendidos permanecerão à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.

 

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

cs.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

Contato: (31) 3330-5270