Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 07 > PF participa de Operação que apreendeu 500 kg de cocaína com destino à Europa

Notícias

PF participa de Operação que apreendeu 500 kg de cocaína com destino à Europa

Veleiro que estava sendo monitorado pela PF partiu em maio de Itajaí/SC declarando o Uruguai como destino, entretanto rumou para a Europa onde foi interceptado com grande quantidade de drogas
por publicado: 12/07/2019 12h28 última modificação: 12/07/2019 13h20

Brasília/DF – A Polícia Federal participou das investigações da Operação Thipon, deflagrada esta semana, que levou a apreensão de 500 kg de cocaína na Ilha Terceira do arquipélago de Açores, território português.

A droga foi encontrada em um veleiro que, de acordo com as investigações, fazia o transporte dos entorpecentes entre a América do Sul e a Europa.

A Polícia Federal atuou em cooperação internacional policial junto as polícias de Portugal, Espanha e Holanda e foi a responsável pelo acompanhamento da embarcação por cerca de dois anos e pela troca de informações que levaram ao rastreamento e a apreensão da grande quantidade de cocaína.

Durante esse período, o veleiro foi monitorado por equipes da PF em vários estados da federação. Policiais especializados no combate ao tráfico de drogas do CE, RN, BA, PB, RJ e SC participaram das investigações.

Por fim, em 21/5, o barco partiu de Itajaí/SC, supostamente com destino ao Uruguai, mas não cumpriu a rota informada às autoridades, tomando o caminho da Europa.

Na ação desencadeada pelos relatos da PF, as autoridades portuguesas realizaram a prisão de dois homens de nacionalidade estrangeira, com 41 e 53 anos de idade.

Divisão de Comunicação Social da PF

61 - 2024 8142