Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 07 > PF prende em flagrante servidor por corrupção passiva

Notícias

PF prende em flagrante servidor por corrupção passiva

Ação PF - ES

Homem se apropriava indevidamente de verbas do auxílio Transporte/Alimentação de segurados em procedimento de reabilitação profissional
por publicado: 01/07/2019 19h50 última modificação: 03/07/2019 15h52

Vila Velha/ES – A Polícia Federal, em ação conjunta da Força Tarefa Previdenciária (FTP), formada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Secretaria de Previdência, prendeu na segunda-feira (1/7), em flagrante delito, um servidor do INSS da agência de Vitória/ES, pelo crime de corrupção passiva, com pena de até 12 anos de reclusão.

O servidor se apropriava da verba do benefício de auxílio Transporte/Alimentação de segurados em procedimento de reabilitação profissional, a partir da majoração e retenção de parte dos valores. Após, o segurado era convencido a sacar o valor do benefício, que era posteriormente entregue ao servidor dentro das instalações do INSS em Vitória. A ação ilícita ocorreu por aproximadamente nove meses, com majoração de valores de 10 segurados.

A prisão foi efetuada no momento em que o servidor recebia o valor mensal na sua sala no INSS.

 

ENTENDA O CASO

Na fraude, o segurado, a priori, não tinha prejuízo, tendo seu benefício de auxílio alimentação e transporte da reabilitação profissional. O servidor ficava com a parte que ultrapassasse o valor de direito que cabia ao segurado, o qual era convencido de que o benefício deveria ser entregue na própria agência do INSS.

Um dos segurados procurou a Polícia Federal após ser alertado por familiares de que poderia estar envolvido em algum ato ilícito.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo

Contato: (27) 3041-8245/8051/8029, (27) 99245-5616

cs.sres@dpf.gov.br