Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 07 > Polícia Federal combate emigração ilegal

Notícias

Polícia Federal combate emigração ilegal

Operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Tarumirim e Sardoá, em Minas Gerais.
por publicado: 31/07/2019 14h37 última modificação: 31/07/2019 14h37

Governador Valadares/MG - Na manhã de hoje, 31/7, a Polícia Federal deflagrou a Operação “CAI CAI”, para combater a prática de emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos da América, via território mexicano.

Foram cumpridos dois mandados judiciais de prisão preventiva e quatro mandados judiciais de busca e apreensão; todos expedidos pela Justiça Federal em Governador Valadares.
Três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos em Tarumirim/MG; e um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos em Sardoá/MG.
Foram apreendidos documentos diversos, aparelhos celulares, veículos e moedas nacional e estrangeira.

As investigações tiveram início neste mês, com base em informações recebidas da adidância da Polícia Federal que atua no México. Os investigados responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa; podendo cumprir até nove anos e meio de prisão, caso sejam condenados.

O nome “CAI CAI” faz referência ao modus operandi dos envolvidos. Cada adulto ingressava ilegalmente nos Estados Unidos da América acompanhado de criança ou adolescente, buscando evitar a deportação imediata.

  

Comunicação Social – PF/MG
Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares
cs.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
(33) 3212-9124