Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 08 > Operação Quíron combate desvio de recursos destinados à saúde indígena em Roraima

Notícias

Operação Quíron combate desvio de recursos destinados à saúde indígena em Roraima

Operação PF

PF investiga fraude na contratação de responsável pelo fornecimento de material médico-hospitalar e de serviço de mão de obra terceirizada
por publicado: 01/08/2019 09h54 última modificação: 01/08/2019 09h54

Boa Vista/RR - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1/8) a Operação Quíron, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos destinados à saúde indígena do Distrito Sanitário Indígena do Leste (DSEI Leste).

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária de Roraima, após representação da autoridade policial e com o apoio do MPF.

As investigações, que tiveram início em abril deste ano, após a denúncia de servidores da DSEI LESTE, apontam indícios de fraude na contratação de responsável pelo fornecimento de material médico-hospitalar e de serviço de mão de obra terceirizada. A empresa atuaria junto à DSEI há mais de 4 anos.

A contratada seria responsável tanto pelo fornecimento dos produtos quanto pelo seu recebimento, e teria atuado em conjunto com um ex-coordenador distrital de saúde indígena e com uma farmacêutica do órgão para praticar os desvios.

Em uma situação investigada no inquérito policial, a farmacêutica teria, a mando do ex-coordenador, atestado o recebimento de aproximadamente R$ 600 mil em medicamentos e outros produtos. O recebimento teria sido realizado em um domingo, na presença apenas de uma funcionária da empresa contratada.

Desconfiados da situação, servidores concursados do DSEI Leste teriam ido verificar a quantidade de material recebido, sendo surpreendidos por um depósito quase vazio. Havia, apenas, aproximadamente R$ 16 mil em produtos. Os servidores procuraram a Polícia Federal e relataram a situação.

Os envolvidos são investigados por corrupção, fraude em licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

* O nome da Operação faz referência à Quíron, centauro da mitologia grega reconhecido pelo grande conhecimento médico.

 

Comunicação da Polícia Federal em Roraima

Contato: (95) 3621-1522
cs.srrr@dpf.gov.br