Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 08 > PF apura fraudes na obtenção de Benefício de Amparo Social ao Idoso

Notícias

PF apura fraudes na obtenção de Benefício de Amparo Social ao Idoso

Operação PF

Operação Reiteração prende em flagrante mulher que utilizava documentos falsos para requerer benefício
por publicado: 22/08/2019 15h26 última modificação: 22/08/2019 15h26

Natal/RN – A Polícia Federal, juntamente com o NUINT – Núcleo de Inteligência da Previdência Social, deflagrou nesta quinta-feira (22/8) a Operação Reiteração, na cidade de Canguaretama/RN, com o objetivo de coibir a atuação de grupo criminoso que se utiliza de documentos falsificados com a finalidade de obter Benefício de Amparo Social ao Idoso.

Policiais federais prenderam em flagrante uma mulher, quando intentava requerer o benefício junto a APS (Agência da Previdência Social) da cidade de Canguaretama /RN, utilizando documentos falsos.

As investigações, que iniciaram em 2016, apontou que, atuando em todo o Estado, a mesma pessoa utilizava nomes diferentes em vários requerimentos, com vistas a obter maior número de benefício LOAS possível. Há indícios, inclusive, que a mulher tentou auferir concessórios em mais duas localidades no Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo dados do NUINT, a ação possibilitou uma economia estimada de R$ 430 mil, em pagamentos futuros que seriam realizados, caso tivesse havido a concessão dos benefícios e considerando a expectativa de vida e a idade atual da pretensa beneficiária, conforme tabela de mortalidade do IBGE (2016).

A Operação foi denominada REITERAÇÃO visto que a mesma pessoa se repete em vários requerimentos, utilizando-se de nomes diferentes.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

cs.srrn@dpf.gov.br | @pfnorn | www.pf.gov.br

Contato: (84) 3204.5588