Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 08 > PF deflagra Operação Double Life voltada ao combate a crimes previdenciários

Notícias

PF deflagra Operação Double Life voltada ao combate a crimes previdenciários

Operação PF

PF investiga esquema de fraudes em benefícios previdenciários do INSS
publicado: 05/07/2019 23h00 última modificação: 06/08/2019 10h49
Arquivo PF

Arquivo PF

São José dos Campos/SP – A Polícia Federal deflagrou hoje (5/8) a Operação Double Life, voltada ao combate a crimes previdenciários cometidos frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em São José dos Campos/SP.

Policiais federais deram cumprimento a 3 mandados de prisão preventiva, em desfavor de pessoas ligadas diretamente às fraudes investigadas, incluindo o servidor público, bem como, deram cumprimento a 8 mandados de busca e apreensões, nas cidades de São José dos Campos/SP, Caraguatatuba/SP e Rio de Janeiro/RJ.

A Operação contou com a participação de 28 policiais federais, 2 servidores da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, além do apoio do Ministério Público Federal de São José dos Campos.

A investigação começou em junho do corrente ano, após a notícia de que um idoso havia sido preso tentando sacar valores de aposentadoria, no Banco do Brasil em São José dos Campos, utilizando documento de identificação pessoal falso. O objetivo inicial era identificar outras pessoas envolvidas naquele crime; porém descobriu-se um esquema organizado e montado para fraudar benefícios previdenciários de outras espécies, tais como aposentadorias, auxílio doença, salário maternidade, sendo as fraudes praticadas com auxílio direto de um servidor público da agência do INSS de São José dos Campos.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa (art. 2º, § 4º, inciso II da Lei 12.850/2013), estelionato previdenciário (art. 171, § 3º do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A do CPB), com penas máximas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.

Comunicação Social da Polícia Federal em São José dos Campos/SP

Contato:  (12) 3202-7101