Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 10 > Ação conjunta combate extração ilegal de minérios na Terra Indígena Roosevelt

Notícias

Ação conjunta combate extração ilegal de minérios na Terra Indígena Roosevelt

Ação PF

Diversos órgãos federais participaram da ação
por publicado: 10/10/2019 22h00 última modificação: 13/10/2019 22h03

Porto Velho/RO – Na quinta-feira (10/10), no bojo da Operação Verde Brasil, a Polícia Federal, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o IBAMA realizaram uma ação conjunta de fiscalização e repressão à extração ilegal de minérios na Terra Indígena Roosevelt, que resultou na localização e destruição de maquinários empregados na mencionada atividade criminosa.

A T.I. Roosevelt situa-se na região de Espigão D,Oeste/RO, divisa com o Estado do Mato Grosso e há décadas vem sendo alvo de extração ilegal de diamantes e de madeira. Ainda no ano de 2004 foi criada a denominada Operação Roosevelt, com participação de diversos órgãos federais.

Na data de ontem, a partir de informações coletadas pela PF, foi realizada uma ação ostensiva no interior da terra indígena para interromper a atividade de garimpo ilegal e proceder as autuações necessárias. 

A ação contou com a participação de cerca de 40 agentes das quatro instituições e resultou na apreensão de 3 pás carregadeiras, 11 motobombas d'água, 2 geradores, 10 barracos, 2 motocicletas e 1 arma de fogo com munições. Parte dos equipamentos foram destruídos, após a formalização da autuação pelo IBAMA.

Nenhuma pessoa foi presa, mas os dados coletados e as autuações administrativas do IBAMA serão aproveitadas nas investigações da PF que apuram crimes de usurpação de bens da União (art. 2º da Lei 8.176/91) e crimes ambientais (art. 55 e 56 da Lei 9.605/98).

 

 

                           Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO

Contato (69) 3216-6242