Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 10 > PF combate crimes contra a ordem econômica em São Paulo

Notícias

PF combate crimes contra a ordem econômica em São Paulo

Operação PF

Operação Pacto investiga formação de cartel envolvendo empresa de transporte rodoviário de veículos novos
por publicado: 17/10/2019 08h46 última modificação: 17/10/2019 08h46

São Paulo/SP – A Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado– GAECO do MP/SP e com a colaboração do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação PACTO, que apura a formação de cartel envolvendo empresas de transporte rodoviário de veículos novos, popularmente conhecido por cegonheiros.

Cerca de 60 policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo André/SP, São Bernardo do Campo/SP, Serra/ES, Betim/MG e Simões Filho/BA.

A investigação verificou a existência de um acordo anticompetitivo destinado a fixar artificialmente o valor do frete dos veículos 0km, bem como dividir o mercado nacional entre os participantes do cartel. A estratégia adotada elimina a livre concorrência e impede a entrada de novas empresas no mercado, o que eleva substancialmente o valor do serviço. Vale destacar que o custo do frete constitui parcela relevante do preço final dos veículos 0km.

Os envolvidos responderão por crimes contra a ordem econômica (artigo 4º, da Lei 8.137/90) e de organização criminosa (art. 2º, da Lei nº. 12.850/2013), cujas penas somadas poderão alcançar 13 anos de prisão.

O nome da operação nada mais é do que uma referência ao acordo anticompetitivo existente entre as empresas envolvidas.

Haverá entrevista na Sede da Superintendência da PF em São Paulo, às 10h30

 


Comunicação Social Superintendência da Polícia Federal em São Paulo
Fone: (11) 3538-5013
cs.srsp@dpf.gov.br