Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 10 > PF desarticula grupo que praticava crimes com veículos alugados

Notícias

PF desarticula grupo que praticava crimes com veículos alugados

Operação PF

Operação Smoke Rent desarticula organização criminosa especializada no contrabando de cigarros
por publicado: 11/10/2019 08h26 última modificação: 11/10/2019 08h26

Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (11/10) a Operação Smoke Rent, com o objetivo de desmantelar organização criminosa dedicada ao crime de contrabando de cigarros com o uso de veículos alugados. 

Cerca de 45 policiais federais estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. As ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba/PR.

A suspeita é de que um grupo de oito pessoas, na tentativa de burlar a fiscalização nas rodovias e evitar a apreensão de carros próprios por forças policiais e pela Receita Federal, utilizava carros alugados para a prática de contrabando de cigarros importados oriundos do Paraguai.

Foram detectados 20 veículos com os quais foram feitas ao menos 25 viagens ao exterior, entre os meses de março e outubro de 2019.

A identificação do modus operandi deu-se a partir de uma sequência inusitada de prisões em flagrante, no Paraná, realizadas pela Polícia Federal, que passou a realizar um cruzamento de dados focado no aspecto financeiro e na descapitalização da criminalidade organizada.

A estimativa é de que o grupo tenha transportado cerca de 200 mil maços de cigarros no período investigado, com evasão de mais de R$ 1 milhão em tributos e multas junto à Receita Federal.

As penas relacionadas a contrabando e organização criminosa podem chegar a 8 anos de prisão.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Curitiba/PR
Contato: 41-3251-7809
cs.srpr@dpf.gov.br