Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 12 > PF apreende quase 20 kg de cocaína no Aeroporto de SP

Notícias

PF apreende quase 20 kg de cocaína no Aeroporto de SP

Ação PF

Três pessoas foram presas nas ações
por publicado: 12/12/2019 09h31 última modificação: 12/12/2019 09h31

Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu, entre os dias 11 e 12/12, três passageiros tentando levar quase 20 kg de cocaína para a Europa e África.

Servidores da Receita Federal que atuavam nos canais de inspeção, na quarta-feira (11), selecionaram um passageiro que havia perdido o voo com destino a Madri, na Espanha, e submeteram sua bagagem ao aparelho de raio-x, momento em que perceberam três grandes volumes contendo material suspeito. O homem, nacional da Lituânia, de 36 anos, não soube explicar o motivo pelo qual perdeu o voo, apesar de ter feito todo o procedimento migratório com tempo suficiente para o embarque. A PF foi acionada e os policiais conduziram o homem à delegacia para que o material suspeito fosse periciado. Os peritos federais identificaram a substância contida nos nove tabletes prensados como cocaína, cujo peso somou 9 kg. O homem foi preso em flagrante.

Já nesta quinta-feira (12), servidores da Receita Federal que atuam com o auxílio de cães farejadores identificaram, nos porões de bagagens, após a indicação dos animais, duas malas suspeitas que seguiriam em voo com destino a Addis Ababa, na Etiópia. Acionados, os policiais localizaram seus proprietários no portão de embarque e os conduziram à sede policial para acompanhar a realização de perícia nos materiais suspeitos. Dentro da mala de um passageiro, de 29 anos, nacional de Serra Leoa e que ingressou no país em 2016 sendo portador de visto permanente, havia oito álbuns de figurinhas infantis, cujas capas continham cocaína, totalizando 4 kg da droga. Na outra mala, pertencente a uma venezuelana, de 47 anos e que pretendia desembarcar em Maputo, no Moçambique, havia quase 6 kg de cocaína ocultos dentro de dois cartuchos de toner.

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Entre janeiro e dezembro de 2019, as apreensões de drogas já somam quase 2.000 quilos, o que configura um novo recorde no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As ações resultaram na prisão de mais de 300 pessoas.

 

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Contato: (11) 2445-2212