Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 12 > PF combate comércio de suplementos falsificados e de esteroides em Minas Gerais e São Paulo

Notícias

PF combate comércio de suplementos falsificados e de esteroides em Minas Gerais e São Paulo

A operação teve participação da Receita Federal e da Vigilância Sanitária
por publicado: 17/12/2019 12h27 última modificação: 18/12/2019 16h24

Varginha/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (17/12) a Operação “ERGO GENNAN” para combater a comercialização de suplementos alimentares falsificados, de origem americana, vendidos na região Sul de Minas Gerais em diversas lojas de suplementos, bem como a comercialização de outros produtos proscritos, em especial, esteroides anabólicos.

Foram cumpridos 33 mandados judiciais, expedidos pela Justiça Estadual de Alfenas/MG e Varginha, sendo dois de prisão temporária, 23 de busca e apreensão e nove de afastamento de sigilos bancário e fiscal, tendo como alvo pessoas físicas e jurídicas. O cumprimento das ordens ocorreu nas cidades mineiras de Varginha, Pouso Alegre, Lavras, Poços de Caldas, Alfenas e em São João da Boa Vista/SP. Participaram da deflagração 90 policiais federais, além de servidores da Receita Federal do Brasil e da Vigilância Sanitária dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Os investigados responderão pelos crimes de venda de substância alimentícia ou produto falsificado, venda de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem autorização, associação criminosa e pelo delito contra as marcas. Os presos serão encaminhados para o presídio de Alfenas, onde permanecerão à disposição da Justiça. Se condenados, poderão cumprir até 26 anos de reclusão.

O nome da Operação faz referência a substâncias ergogênicas (do grego ergo, que significa trabalho, e gennan, cujo significado é produção), que são utilizadas para melhora do desempenho atlético, por meio do aumento da potência física.

Comunicação Social

Delegacia Regional de Polícia Federal em Varginha/MG

www.pf.gov.br – (35) 3229-4101