Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 12 > PF combate o tráfico interestadual de drogas

Notícias

PF combate o tráfico interestadual de drogas

Operação PF

Operação Rastreamento investiga suspeito que utilizava o serviço postal para enviar a droga
por publicado: 13/12/2019 15h07 última modificação: 13/12/2019 15h09

Vila Velha/ES – A Polícia Federal, no âmbito das ações do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta - PNECV (“Em Frente, Brasil”), deflagrou nesta sexta-feira (13/12) a Operação RASTREAMENTO, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas. O suspeito utilizava o serviço postal em Cariacica/ES para enviar o ilícito.

Participam da deflagração quatro policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão em desfavor de investigado.

ENTENDA O CASO

As investigações começaram no dia 11 de outubro de 2019, quando foi apreendida uma encomenda postada pelo investigado em agência dos Correios, situada no bairro Itacibá, município de Cariacica/ES, contendo maconha em seu interior.

O investigado usou nome falso para postar a encomenda, mas, a partir da análise de vários dados e realização de exames periciais, foi possível rastrear e identificar sua verdadeira identidade.

O uso do serviço postal para envio de drogas se tornou uma estratégia adotada por traficantes, mas os Correios e a Polícia Federal voltaram sua atenção a esse modus operandi, sendo a segunda operação dessa natureza deflagrada nos últimos meses.

DO NOME DA OPERAÇÃO

A entrega de encomendas pelo serviço postal ou por outras transportadoras permite ao traficante e ao comprador rastrearem a encomenda até o destino.

CRIMES INVESTIGADOS

Os autores responderão pela prática do crime previsto no artigo 33 c/c 40, V da Lei 11.343/2006, com penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão, com aumento de um sexto a dois terços por se tratar de tráfico interestadual. 

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
Contato: (27) 3041-8051/8029