Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 12 > PF prende carga ilegal de cerca de 10 mil peixes no Amazonas

Notícias

PF prende carga ilegal de cerca de 10 mil peixes no Amazonas

Ação PF

Polícia Federal prende em flagrante dois homens que transportavam peixes ornamentais ilegalmente
publicado: 27/01/2019 23h00 última modificação: 30/12/2019 15h24

Tabatinga/AM – A Polícia Federal apreendeu hoje (27/12) aproximadamente 10 mil alevinos acondicionados em sacos plásticos, que seriam levados até a Colômbia em uma embarcação. Na ação, foram presas duas pessoas, responsáveis pela carga ilegal transportada no veículo.

 Em uma fiscalização de rotina no Rio Solimões, nas proximidades de Umariaçu, comunidade de Tabatinga, equipes de policiais federais, com apoio da Força Nacional, abordaram uma embarcação do tipo voadeira, que se deslocava sentido à Colômbia.

 Em uma averiguação do conteúdo da embarcação, contatou-se que havia aproximadamente 10.000 alevinos acondicionados em sacos plásticos. Dois homens foram presos em flagrante, sendo um de 28, e o outro, de 32 anos. Um dos presos, que se apresentou como responsável pela embarcação, afirmou que o destino dos peixes era o Município de Letícia, na Colômbia, e que o transporte se daria mediante o pagamento de dinheiro em espécie. Segundo os próprios presos, a espécie transportada é denominada “Aruanã”.

Os peixes serão reintroduzidos na natureza, com o auxílio dos órgãos ambientais competentes. Além dos alevinos, também foram apreendidos cilindros de oxigênio que a embarcação utilizada no transporte da carga de origem ilícita.

Crimes investigados

Foi instaurado um inquérito policial, mediante Auto de Prisão em Flagrante, para investigar a prática dos crimes de receptação e tentativa de contrabando, previstos nos artigos 180 e 334 do Código Penal, respectivamente.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

cs.sram@dpf.gov.br

www.pf.gov.br

Telefone: (92) 3655-1548