Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 01 - Notícias de Janeiro de 2020 > PF combate crime de moeda falsa

Notícias

PF combate crime de moeda falsa

Operação PF

Suspeito foi preso no momento em que recebia encomenda postal com conteúdo ilícito
por publicado: 15/01/2020 21h05 última modificação: 16/01/2020 09h40

Redenção/PA – A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (15/1) a Operação Correio Sujo, com o objetivo de prender em flagrante homem que receberia encomenda postal com conteúdo ilícito.

No dia 08/01/2020, o órgão estadual de fiscalização dos Correios (EBCT) encaminhou informação para a Polícia Federal, segundo a qual havia suspeita de ilícito no fluxo postal de determinada correspondência, postada há alguns dias e endereçada a um morador do município de Redenção.

Diante da informação, a PF desencadeou operação a fim de prender em flagrante o destinatário do objeto ilícito. Então, em contato com os Correios, a Polícia Federal foi informada de que o destinatário se apresentou na agência, no dia 15/01, a fim de retirar a encomenda, oportunidade em que os policiais federais o abordaram, e, após aberto o envelope, com o consentimento do próprio destinatário, eles constaram tratar-se de 25 cédulas de R$ 20,00, todas falsas.

A conduta, em tese, amolda-se ao crime do art. 289, § 1º, do Código Penal (aquisição de moeda falsa), delito de competência da Justiça Federal e, por consequência, de atribuição investigativa da PF. No entanto, já na Delegacia, descobriu-se que o destinatário das cédulas falsas é menor de idade, o que atrai a competência absoluta do Juízo Estadual da Infância e Juventude e a atribuição investigativa da Delegacia Especializada no âmbito da Polícia Civil. Em razão disso e considerando que não há delegacia especializada da Polícia Civil em Redenção/PA, o menor apreendido na prática do ato infracional em questão foi encaminhado, na companhia de seu representante legal, à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, neste município.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção