Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 02 - Notícias de fevereiro de 2020 > PF realiza extradições de cidadãos condenados em processos criminais para a Espanha e EUA

Notícias

PF realiza extradições de cidadãos condenados em processos criminais para a Espanha e EUA

Ação PF

Um dos extraditados é acusado de participar de atentado terrorista na Espanha
publicado: 06/02/2020 07h56 última modificação: 06/02/2020 07h56
Arquivo PF

Arquivo PF

São Paulo/SP - A Polícia Federal extraditou hoje (6/2), para a Espanha, um homem condenado a 193 anos de prisão naquele país por ter participado de atentado terrorista conhecido por “Massacre de Atocha”, em 1977. Ele e mais 2 acusados integravam grupo de extremistas políticos que invadiram um escritório de advocacia trabalhista em Madri e mataram a tiros 5 pessoas, ferindo outras 4.

O extraditando chegou a ser preso e a cumprir 14 anos de sua sentença, quando obteve liberdade condicional e veio para a América do Sul. Em dezembro de 2018, em cooperação com a Polícia Nacional da Espanha, a Polícia Federal o localizou e o prendeu em São Paulo. Na ocasião, usava documentos falsos em nome de um cidadão venezuelano.

 Outra extradição também realizada nesta data, mas para os Estados Unidos da América. Foi extraditado um cidadão ítalo-britânico, por ser réu em processo-crime que apurava a prática de tráfico ilícito e transnacional de drogas. Entre janeiro e abril de 2017, ele fez 5 importações ilegais de ecstasy para a Flórida, nos EUA. O acusado foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em abril de 2019, quando estava em trânsito de Porto Seguro, BA, para Londres, na Inglaterra.

 Já, em 31/1/2020, a Polícia Federal também  prendeu um cidadão dinamarquês, em cumprimento ao mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Ele é acusado de homicídio qualificado praticado contra outro cidadão dinamarquês em Portugal, em 1993. O homem permanecerá preso até o julgamento do pedido de extradição formulado pela Dinamarca.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Contato: (11) 3538-5013  

cs.srsp@dpf.gov.br