Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 03 - Notícias de março de 2020 > PF combate crime de posse ilegal de arma de fogo na reserva indígena Xapecó

Notícias

PF combate crime de posse ilegal de arma de fogo na reserva indígena Xapecó

Operação PF

PF deflagra Operação Xapecó para apreender armas em terras indígenas
publicado: 03/03/2020 12h03 última modificação: 03/03/2020 12h17

Chapecó/SC – A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta terça-feira (3/3) a Operação XAPECO, destinada ao cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Chapecó/SC, no interior da Terra Indígena Xapecó.

No total, 36 policiais federais, 5 policiais civis e 18 policiais militares cumpriram dez mandados de busca e apreensão, em oito residências na Reserva. Na operação, foram apreendidas três armas de fogo, um simulacro de arma de fogo e munições calibres 12, 22, 28 e 32 mm, em três dos locais das buscas.

O objetivo desses mandados de busca é a apreensão de armas, munições e acessórios de armas de fogo. Foram recebidas várias denúncias recebidas pelo MPF, dando conta da existência de armamento na reserva indígena e das ocorrências de disparos de arma de fogo, de ameaças, de lesões corporais e de tentativas de homicídios praticados por grupos rivais.

Foram lavrados dois autos de prisões em flagrante delito pelos crimes de posse de arma de fogo de uso permitido, em conformidade com o Estatuto do Desarmamento, que prevê pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Chapecó/SC

Contato: (49) 3321-6900

dpf.cm.xap.srsc@dpf.gov.br

 | www.pf.gov.br |