Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 04 - Notícias de abril de 2020 > PF apreende em Roraima equipamento utilizado em garimpo ilegal em reserva indígena

Notícias

PF apreende em Roraima equipamento utilizado em garimpo ilegal em reserva indígena

Ação PF

O material era utilizado em garimpo ilegal na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima
publicado: 19/04/2020 23h00 última modificação: 22/04/2020 08h56
Arquivo PF

Arquivo PF

Boa Vista/RR - A Polícia Federal prendeu nesta madrugada (19/4), após ação com o Exército em barreira de fiscalização próxima ao município do Bonfim/RR, 3 pessoas que estariam retornando com máquinas de exploração de garimpo ilegal na reserva indígena Raposa Serra do Sol.

Durante ação de fiscalização na BR 401, intensificadas neste período em razão das restrições de movimentação nas fronteiras de Roraima, um caminhão foi abordado com maquinários pesados que seriam destinados à exploração de garimpo na comunidade do Napoleão, localizado na reserva indígena Raposa Serra do Sol.
Três “moinhos”, utilizados na quebra de pedras, motores geradores e bombas hidráulicas foram apreendidos.

Três pessoas que acompanhavam o caminhão em um outro veículo se identificaram como proprietários dos equipamentos e foram conduzidos à PF para prestar esclarecimentos.

Durante interrogatório eles confirmaram que estavam participando da atividade de garimpo na comunidade indígena, mas que com a crise provocada pelo COVID-19 o negócio não estaria mais sendo tão lucrativo e, por isso, estavam retirando as máquinas.

Os três foram presos em flagrante por associação criminosa e postos em liberdade mediante o pagamento de fiança.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Contato: (95) 3621-1522
E-mail: cs.srrr@dpf.gov.br