Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 04 - Notícias de abril de 2020 > PF deflagra operação contra tráfico de pessoas em São Paulo

Notícias

PF deflagra operação contra tráfico de pessoas em São Paulo

Operação PF

PF investiga aliciamento de adolescente paraguaia para trabalho em oficinas de costura na região do Brás
publicado: 09/04/2020 17h05 última modificação: 09/04/2020 17h05

São Paulo/SP - A Polícia Federal deflagrou hoje (9/4) operação para combater o crime de tráfico de pessoas, em São Paulo. A PF representou à Justiça Criminal Federal de São Paulo pela concessão de mandados de busca e apreensão de uma adolescente paraguaia. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão, em dois endereços na Região do Brás/SP.

Uma investigação iniciada em abril deste ano, com base em da troca de informações entre a Polícia Federal e a Direccion General de Asuntos Internacionales do Paraguai, apurou denúncia de uma cidadã paraguaia, que informou a autoridades policiais a respeito do desaparecimento de sua filha adolescente. Esta seria vítima de tráfico internacional de pessoas, com a finalidade de ser submetida a trabalho em condições análogas à de escravo e exploração sexual.

Segundo as autoridades do Paraguai, a vítima foi aliciada, recrutada e transportada de seu domicílio, no Paraguai, via Cidade do Leste, até a Cidade de São Paulo, e estaria alojada na região do Brás. Foi apontado um brasileiro, residente em cidade paraguaia, que seria o responsável pelo recrutamento de pessoas para trabalharem em oficinas de costura em São Paulo. Ele teria exigido da mãe da adolescente vantagem econômica (“150 reales”) para providenciar o retorno da vítima ao Paraguai.

No dia 8 de abril, a PF localizou e resgatou a adolescente, que estava em outro endereço, identificado após a concessão dos mandados de busca e apreensão. Em seguida, devidamente acompanhada por representante do Consulado Geral do Paraguai em São Paulo, a menor foi encaminhada ao IML, para exame de corpo de delito. A menor foi entregue aos cuidados do Consulado de seu país.

Em conjunto com as autoridades do Paraguai, a apuração continua para identificação dos aliciadores e receptores da adolescente, bem como para esclarecer o modo de operação da quadrilha.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Contato: (11) 3538-5013  

cs.srsp@dpf.gov.br