Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 06 - Notícias de junho de 2020 > PF comemora reintegração do meio ambiente com a Operação “Salve o Jequitinhonha”

Notícias

PF comemora reintegração do meio ambiente com a Operação “Salve o Jequitinhonha”

Operação PF

PF deflagrou operação há um ano, que hoje apresenta resultados que demonstram recuperação do meio ambiente naquela região.
publicado: 02/06/2020 00h00 última modificação: 09/06/2020 07h27
Arquivo PF

Arquivo PF

Belo Horizonte/MG – Após completar um ano, em 2/4/2020, a deflagração da Operação Policial “SALVE O JEQUITINHONHA” rende frutos para as populações ribeirinhas, contribuindo para a reintegração do meio ambiente na região.

Em 2019, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, desencadeou a Operação, para combater crimes ambientais no curso do rio Jequitinhonha, entre as cidades mineiras de Diamantina e Couto de Magalhães de Minas.

Após representação da PF, a Justiça Federal de Belo Horizonte expediu 16 mandados de busca e apreensão e dez de prisão preventiva, todos cumpridos por um efetivo de 120 Policiais Federais, 240 Policiais Militares e 12 servidores da Secretaria de Meio Ambiente. Com a deflagração, a Polícia Federal destruiu, mediante explosões, todos os equipamentos que vinham sendo utilizados especificamente na mineração ilegal, como tratores, caminhões, balsas, dragas, bicas canadenses etc.

Terminada a deflagração, teve início a fase de perícia e análise da grande quantidade de documentos e mídias apreendidos, além de realização de novas oitivas surgidas no decorrer das investigações. Atualmente, o inquérito policial segue em período de conclusão, com o indiciamento de 10 investigados pelos crimes de extração ilegal de diamantes e de integrar organização criminosa, que pode levar ao cumprimento de 13 anos de reclusão, caso sejam condenados.

 Segundo índice do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), no trecho protegido pela ação policial, as águas do rio tiveram 87% de redução de sua turbidez, índice que demonstra a presença de partículas em suspensão na água.

 

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

cs.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(31) 3330-5270