Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 06 - Notícias de junho de 2020 > PF realiza erradicação de 103 mil pés de maconha

Notícias

PF realiza erradicação de 103 mil pés de maconha

Ação PF

Esse é mais um desdobramento da Operação Muçambê
por publicado: 24/06/2020 07h57 última modificação: 24/06/2020 07h57

Recife/PE - A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar/PE e Polícia Civil/PE, vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. O Objetivo é reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. As operações constantes são desdobramentos da Operação Muçambê.

Desta vez foram erradicados, entre os dias 16 a 22/6/2020, cerca de 103 mil pés de maconha, encontrados no Sítio São Mateus (Lagoa Grande), Sítio Baixa da Cacimba (Dormentes), Zona Rural de Salgueiro, Orocó, Riacho Olho Dágua, Sítio Boqueirão 3, em Carnaubeira da Penha. Em uma das roças, foram encontrados e incinerados cerca de 67 kg de maconha pronta para a comercialização. Também foram destruídos 8.570 covas, 2.085 mudas, 2.5 kg de sementes

No domingo, 21/6, foi encontrado e preso um suspeito regando uma plantação de maconha no Sítio Boqueirão 3, em Carnaubeira da Penha. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas na Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro/PE e enviado para a audiência de custódia e depois para o presídio de Salgueiro, ficando à disposição da Justiça Estadual.

As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco não têm dado tempo ao traficante daquela região de produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado à importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.

Assim, essas operações consecutivas a Polícia Federal contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em no estado, como também em outros estados da região nordeste, evitando a escalada da violência. Geralmente as ocorrências são resultado e fruto do tráfico de entorpecentes. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

Muçambê é um pequeno arbusto, provido de espinhos nos pecíolos das folhas, ocorrendo nas caatingas dos estados do nordeste.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Contato: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@dpf.gov.br