Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 06 - Notícias de junho de 2020 > Polícia Federal prende homem por exploração ilegal de recursos vegetais no Amazonas

Notícias

Polícia Federal prende homem por exploração ilegal de recursos vegetais no Amazonas

Flagrante ocorreu durante diligências em serraria localizada em Presidente Figueiredo/AM
por publicado: 24/06/2020 18h00 última modificação: 25/06/2020 14h28

Manaus/AM – A Polícia Federal realizou diligências, na manhã de ontem (24/06),  no sentido de apurar a realização de atividades supostamente ilegais em uma serraria localizada na BR-174, Km 152, Ramal das Pedras - Km 01, em Presidente Figueiredo/AM. A ação contou com o apoio da concessionária de energia elétrica Manaus Energia.

Apesar dos funcionários da Manaus Energia não constatarem irregularidades aparentes, a equipe policial constatou a ocorrência de armazenamento, no local, de madeira serrada recentemente, bem como divergência na volumetria e espécie de madeira, distinta da que constava na Licença de Operação, vencida no ano de 2019, e indevidamente registrada no SISDOF.

Um homem foi encaminhado à sede da Polícia Federal do Amazonas, onde foi instaurado Inquérito Policial, mediante Auto de Prisão em Flagrante, pelos crimes de exploração ilegal de madeira e receptação, previstos na Lei 9.605/98 e Art. 180, §1º do Código Penal, respectivamente.

Além disso, a autoria da suposta prática do crime de falsidade ideológica, consistente na inserção de dados falsos no Documento de Origem Florestal (DOF), para dar contornos de legalidade na extração indevida de madeira, será apurada no decorrer da investigação criminal.

 

Comunicação Social
Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas
cs.sram@dpf.gov.br | www.pf.gov.br