Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2020 > 06 - Notícias de junho de 2020 > Polícia Federal tem destaque em apreensões de drogas no mês de maio

Notícias

Polícia Federal tem destaque em apreensões de drogas no mês de maio

Mesmo em meio à pandemia da COVID-19, a PF segue combatendo a criminalidade com ações relevantes
por publicado: 01/06/2020 11h03 última modificação: 01/06/2020 11h17

Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou, no mês de maio, diversas ações que resultaram em apreensões de grande quantidade de drogas em todo o Brasil.

As ações foram desenvolvidas em diversos estados da federação, alcançando o Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande no Norte e Sergipe; atacando os múltiplos modais adotados por traficantes de drogas, quais sejam, aéreo, marítimo, rodoviário e utilização das estruturas aeroportuárias.

Foram retirados de circulação, no período destacado, 1.315 kg de cocaína e 93.173 kg de maconha, 400 compridos de ecstasy, além do desfalque patrimonial aos criminosos por meio da apreensão de três aeronaves, dois caminhões e um veículo de luxo.

No tocante ao modal aéreo, saliente-se as ações desenvolvidas nos dias 16 e 19 de maio, com as prisões em flagrante de quatro indivíduos, e apreensões de duas aeronaves e 548 kg de drogas, no estado do Amazonas.

Sobre a utilização do modal marítimo para o tráfico, foi realizada a apreensão de 357 kg de cocaína, que seria embarcada para o exterior, através do Porto de Paranaguá/PR.

No modal rodoviário, ressalte-se a apreensão histórica de 28 toneladas de maconha, no estado do Mato Grosso do Sul. Tal recorde só foi possível mediante o intenso trabalho de monitoramento e acompanhamento da carga, realizado pela PF.

Por fim, em relação à utilização das estruturas aeroportuárias para o tráfico de drogas, destacou-se a apreensão de 47 kg de maconha, realizada no aeroporto de Natal/RN, sendo a maior apreensão já registrada nessa modalidade para o estado potiguar.

Importante também lembrar que no período, diversificando a frente de combate às drogas, foram realizadas oito operações de erradicação de roças de maconha na região nordeste, sendo destruídos 128.570 pés de cannabis sativa.

Esclarece-se que, mesmo diante de todas as relevantes apreensões realizadas, com a consequente redução da oferta de drogas, a Polícia Federal, cumprindo as modernas diretrizes de combate ao tráfico e à criminalidade organizada, aprofundará as investigações com o objetivo de promover a asfixia financeira das organizações criminosas, buscando a apreensão e sequestro de todo o patrimônio utilizado na estrutura criminal, bem como aquele decorrente da lavagem de dinheiro.

Apesar das restrições impostas neste período de pandemia, a Polícia Federal segue vigilante na sua missão de reprimir a atuação de criminosos e firme em seu compromisso com a sociedade brasileira.

 

Comunicação Social da PF