Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Missão, Visão e Valores

Missão

A MISSÃO DA POLÍCIA FEDERAL foi assim declarada: “Exercer as atribuições de polícia judiciária e administrativa da União, a fim de contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.

Visão

A VISÃO DE FUTURO DA POLÍCIA FEDERAL foi assim descrita: “Tornar-se referência mundial em Ciência Policial.

Valores

A Galeria de Valores da PF, conforme disposição do item 5 da Portaria nº 4.453/2014-DG/DPF, de 16 de maio de 2014, é composta dos seguintes valores.

Coragem - Possuir a capacidade e a iniciativa de agir no cumprimento de dever em situações extremas, ainda que com risco à própria vida.

Lealdade - Cultuar a verdade, a sinceridade e o companheirismo, mantendo-se fiel às responsabilidades e aos compromissos assumidos.

Legalidade - Comprometer-se com a democracia e com o ordenamento jurídico vigente, sublimando a determinação de defender os interesses vitais da União.

Ética e Probidade - Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pela honradez, honestidade e constante busca da verdade.

Respeito aos Direitos Humanos - Alicerçar atitudes, como servidor e cidadão, na preservação dos princípios basilares de respeito aos Direitos Humanos.

Os Símbolos da PF

I - A Bandeira da PF é o símbolo maior da Instituição, fundamenta-se em valores éticos, morais e princípios filosóficos e representa sua tradição e história.
II - O Emblema da PF é o símbolo representativo do Órgão, em destacado no seu coração as Armas Nacionais, um dos Símbolos Nacionais, foi instituído pelo Decreto 98.380, de 9 de novembro de 1989, publicado no DOU 215, de 10.11.89.
III - O Hino da PF consiste na solene exaltação dos valores, princípios e fundamentos básicos do Órgão, no contexto de sua história.

Valores Éticos e Morais do Policial Federal

IV - O Juramento do Policial Federal se consiste na sagrada promessa de um compromisso consciente, moral e ético assumido em declaração solene, pelo homem de polícia, no exercício do cargo e fora dele.
V - Os Preceitos Éticos do Policial Federal se consistem em normas de conduta, princípios, fundamentos e valores morais que devem ser observados pelo homem de polícia, no exercício do cargo e fora dele.
VI - A Oração do Policial Federal consiste em uma súplica religiosa do homem de polícia, de livre manifestação, para que se sinta espiritualmente confortado, protegido e em perfeita sintonia com a Lei e a sua crença no Criador.