Você está aqui: Página Inicial > A Polícia Federal > Ouvidoria > Orientações Frequentes > Concursos para a Polícia Federal

Concursos para a Polícia Federal

por Marcos Paulo Pimentel publicado 11/04/2018 08h26, última modificação 08/05/2018 11h45

Onde consigo informações sobre concursos para ingressar na Polícia Federal? 

Orientamos a acessar a página de dúvidas frequentes sobre concursos da Polícia Federal por meio do "link" http://www.pf.gov.br/servicos-pf/concursos/duvidas-frequentes.

Esclarecemos, ainda, que as regras de cada concurso são definidas com base na legislação em vigor e devidamente divulgadas através do respectivo edital de cada concurso, sendo que requisitos, regras e impeditivos podem variar. Ou seja, as regras de um concurso realizado podem não valer para outro.

Assim, a sugestão é de que verifique atenciosamente o edital do concurso de seu interesse tão logo seja publicado, esclarecendo eventuais dúvidas remanescentes por meio dos canais divulgados pelo responsável pela realização do processo.

Notícias atualizadas sobre novos concursos podem ser obtidas por meio da imprensa e sites especializados.

 

Pretendo prestar concurso para Perito Federal Criminal. Minha graduação se enquadra em alguma das áreas disponíveis?

A norma que determina quais são as formações superiores exigidas é o Decreto nº 5.116/2004, que dispõe sobre o ingresso na categoria funcional de Perito Criminal Federal.

No endereço eletrônico http://www.pf.gov.br/servicospf/concursos/duvidas-frequentes, ainda, são descritos passos para verificar se a graduação cursada atende os requisitos para ingresso no cargo de Perito Criminal Federal.

Desta forma, orientamos a realização dos seguintes procedimentos:

1 – Consulte o Decreto n° 5.116/04 e verifique se a sua graduação está incluída no rol dos cursos aceitos para ingresso no cargo de Perito Criminal Federal.

2 – Estando a sua graduação inserida no Decreto n° 5.116/04, você deve consultar o Edital de Abertura do concurso público. Se a sua graduação não constar do Edital, é porque, no momento, a Polícia Federal não necessita do ingresso de Peritos Criminais Federais desta área, o que não impede que nos próximos concursos sejam oferecidas vagas para os graduados nestas áreas do conhecimento.

3 - Caso sua graduação não esteja explicitamente elencada no Decreto n° 5.116/04, existem duas possibilidades. A primeira é que a Polícia Federal não oferece vagas de Perito Criminal Federal para graduados nestas áreas de conhecimento. A segunda possibilidade é que exista divergência entre a denominação adotada no Decreto e o nome do seu curso. Neste caso, no momento da matrícula no Curso de Formação Profissional (após a aprovação no concursos ou no momento especificado no respectivo edital), poderá ser realizada uma análise acerca da eventual equivalência dos cursos.

4 - Caso o edital especifique como condição para participação no concurso o diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de graduação, não serão, em regra, aceitos diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), exceto em hipóteses expressamente previstas no respectivo edital.

Observa-se, assim, que a disponibilização de vagas para as diferentes áreas da perícia criminal federal depende da carência identificada pela Administração.

 

Se sua necessidade não foi atendida com as informações acima, clique aqui para acionamento da Ouvidoria.

Esta página foi útil? Conte para a gente. Faça sua crítica, sugestão ou elogio .