Você está aqui: Página Inicial > A Polícia Federal > Ouvidoria > Orientações Frequentes > Equívoco no preenchimento de dados na solicitação do passaporte

Equívoco no preenchimento de dados na solicitação do passaporte

Como faço para corrigir um dado do formulário que informei errado?

Basicamente, há três situações que podem ser consideradas:

1) O(a) requerente digitou os dados errados e não confirmou o passaporte: O(a) requerente deve fazer o agendamento normalmente e, quando tiver que comparecer à Polícia Federal para a coleta biométrica (digitais, foto e assinatura), deve informar claramente o erro ao atendente e pedir a correção no ato do atendimento. É um procedimento relativamente simples, vez que o passaporte ainda não foi confeccionado.

2) O(a) requerente já foi atendido(a) no posto: Caso já tenha comparecido à Polícia Federal para coleta biométrica, o(a) requerente então deverá informar ao atendente, no ato da retirada do passaporte, que o documento contém dados errados. O passaporte confeccionado é cancelado e um novo documento é solicitado no ato, contendo os dados corretos. Nesse caso, o(a) requerente pode não precisar pagar novamente pelo passaporte, mas deve aguardar a confecção do novo documento corrigido.

3) O(a) requerente já retirou o passaporte: Nesse caso, o(a) requerente deve procurar a unidade de atendimento da Polícia Federal e explicar seu caso. Um novo passaporte poderá ser necessário e a cobrança de outra taxa de emissão será avaliada conforme as normas existentes.

Portanto, recomendamos máxima cautela no preenchimento do formulário de solicitação para evitar tais contratempos que podem atrasar a emissão do passaporte e causar transtornos.

Informamos, ainda, que outros esclarecimentos constam em nossa página http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte.

 

Se sua necessidade não foi atendida com as informações acima, clique aqui para acionamento da Ouvidoria, informando seu número do CPF, protocolo da solicitação de passaporte, data de nascimento e nome completo, para facilitar o atendimento.

Esta página foi útil? Conte para a gente. Faça sua crítica, sugestão ou elogio .