Você está aqui: Página Inicial > A Polícia Federal > Ouvidoria > Orientações Frequentes > GRU paga e não aproveitada em tempo hábil

GRU paga e não aproveitada em tempo hábil

por Marcos Paulo Pimentel publicado 11/04/2018 08h26, última modificação 08/05/2018 17h19

“Posso utilizar a GRU emitida e não aproveitada em solicitação anterior de passaporte"?

Sim, desde que seja para nova solicitação do mesmo tipo de passaporte e o mesmo valor de GRU. Mas alguns procedimentos são necessários, dependendo da situação:

- Se o requerente AINDA NÃO PAGOU a GRU anterior, deve desconsiderar a anterior e utilizar a GRU da nova solicitação de passaporte. Se não foi possível gerar a GRU no momento em que se fez a nova solicitação, pode-se reimprimir a GRU no Site do DPF (opção “Reemitir GRU” em http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte).

- Se o requerente JÁ PAGOU a GRU anterior, deverá levar o comprovante de pagamento no dia em que for à Polícia Federal com seus documentos, devendo explicar o ocorrido ao funcionário que lhe prestar o atendimento, para que a nova solicitação de passaporte seja atualizada com a informação da GRU que foi paga.

Importante saber que, nesse último caso, o requerente não conseguirá realizar o agendamento pela internet para esta nova solicitação, devendo comparecer diretamente ao posto da Polícia Federal e explicar toda a situação ao atendente.

A GRU tem validade de 5 (cinco) anos e o protocolo da solicitação é válido por 180 (cento e oitenta) dias, ou seja, com a guia paga, o requerente pode realizar o agendamento no site da Polícia Federal no prazo de 180 dias com o mesmo protocolo.

Por fim, se você deseja o reembolso do valor da GRU paga, deve realizar o procedimento contido na página http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas.

Informamos, ainda, que outros esclarecimentos constam em nossa página http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte.

  

Se sua necessidade não foi atendida com as informações acima, clique aqui para acionamento da Ouvidoria, informando seu número do CPF, protocolo da solicitação de passaporte, data de nascimento e nome completo, para facilitar o atendimento.

Esta página foi útil? Conte para a gente. Faça sua crítica, sugestão ou elogio .