Você está aqui: Página Inicial > Serviços PF > Concursos > Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

por cassio.co publicado 01/09/2010 09h00, última modificação 26/07/2017 11h41

- Como saber se minha graduação atende os requisitos para o cargo de Perito Criminal Federal do edital ?

R: Realize os seguintes passos:

1 – Consulte o Decreto n°  5.116/04, de 24 de junho de 2004, e verifique se a sua graduação está incluída no rol dos cursos aceitos para ingresso no cargo de Perito Criminal Federal.

2 – Estando a sua graduação inserida no Decreto n°  5.116/04, de 24 de junho de 2004, você deve consultar o Edital de Abertura do concurso público. Se a sua graduação não constar do Edital, é porque, neste momento, a Polícia Federal não necessita do ingresso de Peritos Criminais Federais desta área. O que não quer dizer que nos próximos concursos não serão oferecidas vagas para os graduados nestas áreas do conhecimento.

3 - Caso sua graduação não esteja explicitamente elencada no Decreto n°  5.116/04, de 24 de junho de 2004, existem duas possibilidades. A primeira é que a Polícia Federal não oferece vagas de Perito Criminal Federal para graduados nestas áreas de conhecimento (Ex: enfermagem, administração, psicologia, educação física, etc...). A segunda possibilidade é que exista divergência entre a denominação adotada no decreto e o nome do seu curso. Neste caso, no momento da matrícula no Curso de Formação Profissional, poderá ser realizada uma análise acerca da eventual equivalência dos cursos.

4 - O edital especifica como condição para participação no concurso o diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de graduação", não sendo aceito portanto os diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado);

 

- O curso de tecnólogo é aceito para ingresso nos cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista?

R: Os cursos superiores de tecnologia reconhecidos pelo Ministério da Educação são suficientes para atender o requisito da graduação para provimento nos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.

 

- Quais são as fases do concurso e quais os requisitos para ingresso nos cargos policiais?

R: As fases e os requisitos somente serão divulgados quando da abertura dos respectivos concursos. As fases e os requisitos dos concursos anteriores podem ser acessados nesta página:

- http://www.pf.gov.br/institucional/concursos/edital

- http://www.pf.gov.br/institucional/concursos/legislacao

- http://www.pf.gov.br/institucional/concursos/provas-e-gabaritos-de-concursos-anteriores

Ressalte-se que poderão ocorrer alterações no tocante às exigências futuras.

 

 

- Há previsão para abertura de concurso público para os cargos da carreira policial ou para os cargos da carreira administrativa? Qual a frequencia dos concursos da POLICIA FEDERAL?

R:

CONCURSOS EM ANDAMENTO:

Clique aqui para acompanhar o andamento dos certames.

 

CONCURSOS SOLICITADOS:

- Delegado de Polícia Federal - DPF

- Perito Criminal Federal - PCF

Processo Administrativo nº 08001.015073/2014-10, encaminhado ao Ministério da Justiça em 23/12/2014.

 

CONCURSOS SEM PREVISÃO:

- Agente de Polícia Federal - APF

- Escrivão de Polícia Federal -EPF

- Papiloscopista Policial Federal - PPF

- Plano Especial de Cargos - PEC 

Não existe frequencia estipulada para abertura de concursos públicos na POLICIA FEDERAL.

 

- Quais os níveis de escolaridade exigidos para se concorrer aos cargos da carreira policial e aos da carreira administrativa?

R: A carreira policial exige curso de graduação em estabelecimento de ensino superior, reconhecido pelo MEC - (Ministério da Educação), e a carreira administrativa pede segundo e terceiro graus completos, respectivamente, para nível médio e superior. A lei que trata do assunto é a 9.266/96 alterada pela Lei 11.095/05.

 

- Quais os salários dos cargos da POLÍCIA FEDERAL?

 R: Para saber a remuneração dos Servidores Públicos Federais Civis do Poder Executivo consulte a última versão do caderno de remunerações clicando aqui.

 

 

- Há altura mínima, idade máxima, restrição a brasileiros naturalizados ou proibição de uso de tatuagens para o ingresso nos quadros da POLÍCIA FEDERAL?

 R: Existe restrição apenas quanto à idade, qual seja, ser maior de 18 (dezoito) anos e observar o limite estabelecido para a aposentadoria compulsória.

 

- Como fazer para ingressar no Comando de Operações Táticas - COT, Coordenação de Aviação Operacional - CAOP, INTERPOL, NEPOM e outros?

 R: Estas são áreas internas da POLÍCIA FEDERAL, não existindo concurso público para ingresso. O provimento destas áreas é feito através de recrutamento interno.

 

- Há vagas para pessoas com deficiência destinadas aos cargos da carreira policial da POLÍCIA FEDERAL?

 R: Sim, por decisão do Supremo Tribunal Federal serão resevadas vagas aos candidatos com deficiência nos concursos para os cargos policiais. Os candidatos com deficiência serão submetidos a todos os testes, avaliações e exames em igualdade de condições com os demais concorrentes do concurso. A POLÍCIA FEDERAL também disponibiliza vagas para pessoas com deficiência no quadro do Plano Especial de Cargos, carreira de apoio administrativo.

 

- Como fico sabendo das convocações para o Curso de Formação Profissional?

 R: As convocações são publicadas por meio de editais, no Diário Oficial da União e no sítio da empresa organizadora do certame.

 

- A POLÍCIA FEDERAL indica apostilas, livros ou curso preparatório para seus concursos?

R: Não.

 

- Informações encontradas em jornais, revistas ou fóruns de discussão são fontes seguras de informação sobre concursos da POLÍCIA FEDERAL?

R: Desde que reproduzam fielmente as informações divulgadas através da Imprensa Nacional ou do sítio da organizadora do certame e também desta página, poderão ser fontes de consulta.

 

- Caso a sua dúvida não esteja elencada no rol supra, solicitamos que utilize o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão?

R: Com o objetivo de facilitar e padronizar o acesso à informação pública, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011), outras dúvidas sobre os processos seletivos poderão ser encaminhadas para a POLÍCIA FEDERAL por meio do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão). O Decreto nº 7.724, que regulamenta a Lei de Acesso à Informações Públicas - Lei 12.527/2011, detalha os procedimentos e garantias ao direito de acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Federal. O e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

Link para o e-SIC: http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/