Você está aqui: Página Inicial > Serviços PF > Migração > Pré-Cadastro Migratório

Pré-Cadastro Migratório

por imprensa publicado 02/01/2020 13h44, última modificação 02/01/2020 13h54

“Com o objetivo de simplificar e agilizar o controle migratório, a Polícia Federal ampliou o uso do STI MOBILE, aplicação desenvolvida para a realização de pré-cadastro migratório.

O procedimento está disponível para viajantes brasileiros e nacionais da Argentina, Chile Paraguai e Uruguai, em viagens de TURISMO, com passagem por pontos de controle terrestres e marítimos.

O viajante deverá acessar o link https://mobile.pf.gov.br/sti-mobile/, disponível na página da Polícia Federal na internet (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao), e preencher o pré-cadastro com seus dados, como nome, data nascimento, nacionalidade, sexo, número e tipo de documento de viagem válido (ou outro documento que comprove a sua identidade e a nacionalidade, nos termos dos tratados de que o Brasil seja parte),  transporte e tipo de movimento migratório (entrada ou saída), assim como a data prevista para a entrada ou saída.

Após o preenchimento, o viajante deverá imprimir o formulário com o QRCode gerado para apresentar este documento ao controle migratório brasileiro quando de sua entrada ou saída do território nacional, juntamente com documento válido para trânsito migratório.

Importante esclarecer que o preenchimento do pré-cadastro não é suficiente para o trânsito migratório, sendo necessário que o viajante efetivamente se submeta ao controle migratório com documento válido, para validação do movimento migratório e sua formalização no STI (Sistema de Tráfego Internacional).

ATENÇÃO: consulte previamente no sítio da Polícia Federal na Internet se o ponto migratório brasileiro a ser utilizado já adotou o STI MOBILE (www.pf.gov.br).

 

Locais em que o STI MOBILE (pré-cadastro) já pode ser utilizado:

Uruguaiana /RS

Porto de Santos/SP (cruzeiros)

 

Perguntas e Respostas:

P - O que é o Pré-Cadastro Migratório?

R - Trata-se de uma aplicação disponível no sítio da Polícia Federal na Internet (STI MOBILE) que permite a realização de cadastro e a geração de QRCode a ser utilizado para agilizar o controle de entrada e saída do território nacional.

 

P - Qual o objetivo do Pré-Cadastro Migratório?

R - Seu principal objetivo é facilitar e dar maior celeridade no atendimento dos turistas que cruzam as fronteiras terrestres e marítimas brasileiras.

 

P - O pré-cadastro migratório está atualmente disponibilizado para nacionais de que países?

R - Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

 

P - Atualmente, quais tipos de pontos de controle de fronteiras podem utilizar o pré-cadastro?

R - Terrestres (estradas) e marítimos (para cruzeiros marítimos).

 

P – Para qual tipo de movimento migratório o STI MOBILE pode ser usado?

R - Entrada e saída do território nacional, mas só para viagens de turismo.

 

P – Como o viajante realiza o pré-cadastro?

R - Preenchendo o formulário disponibilizado no sítio da Polícia Federal na Internet, no seguinte endereço eletrônico: (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao).

 

P – O documento gerado pelo pré-cadastro pode ser salvo no próprio celular e deixar de ser impresso?

R - Pode. Todavia, para o caso de nacionais de outros países (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai), é preferível a apresentação do documento impresso, que poderá substituir o cartão de entrada/ saída, inclusive para ser aposto o respectivo carimbo de movimento migratório.

P – O impresso do pré-cadastro substitui ou serve como documento de viagem (ou documento de identidade para fins de trânsito no Mercosul)?

R - Não. O preenchimento do pré-cadastro não é suficiente para o trânsito migratório, sendo necessário que o viajante se submeta ao controle com documento de viagem válido (ou outro documento que comprove a sua identidade e a sua nacionalidade, nos termos dos tratados de que o Brasil seja parte).”