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Conheça as etapas antes de prosseguir

por Núbia publicado 21/01/2019 19h43, última modificação 04/04/2019 17h26

Olá!

Conhecer todas as etapas antes de iniciar o processo de emissão é de extrema importância para que não ocorra atraso na emissão do passaporte ou pagamento indevido de taxa.

 

 

Onde você está?


 

Em território nacional, o passaporte é emitido pela Polícia Federal, possui diversos itens de segurança e é impresso pela Casa da Moeda do Brasil.

Se você pretende solicitar o passaporte brasileiro fora do Brasil, visite o site do Ministério das Relações Exteriores , que é o órgão responsável pela emissão neste caso.

 

 

No Brasil, o atendimento é presencial


 

O passaporte é um documento de identificação que deve ser solicitado exclusivamente pelo seu titular, que deverá estar presente tanto na solicitação quanto na entrega do passaporte pronto. Isso se aplica inclusive ao menor de idade, que neste caso estará acompanhado dos genitores ou responsável legalmente instituído.

 

 

Etapa 1:

Verificar documentação necessária


 

O primeiro passo na emissão de um passaporte é conferir se você possui toda a documentação necessária. Como não existe "renovação" ou "prorrogação" do passaporte, a cada emissão é necessária a apresentação dos documentos originais listados no site. Também será importante ler as respostas para as perguntas mais frequentes, que também serão disponibilizadas pelo site.

 

 

Etapa 2:

Preencher o formulário on-line


 

Reunida a documentação, você deverá preencher o formulário on-line. O formulário deverá ser preenchido com os dados dos documentos que serão apresentados no dia do atendimento. Ao final, quando "enviar" o formulário, será gerado um protocolo e uma taxa (GRU) para pagamento. Havendo erro de preenchimento ou sendo necessário apresentar documento diferente do informado, não é necessário preencher novo protocolo, pois as correções podem ser feitas no dia do atendimento.

 

 

Etapa 3:

Pagar a taxa devida


 

A taxa de emissão de passaporte é de R$ 257,25, (ou valor superior em raros casos). O boleto pode ser pago em qualquer banco ou agência lotérica, desde que não tenha vencido. Após o vencimento ou por qualquer outro motivo, será possível emitir um novo boleto pelo site.

A próxima etapa só será possível após a compensação do pagamento, desta forma, sempre se certifique de que está pagando a taxa na data presente e não apenas agendando o pagamento para data futura.

 

 

Etapa 4:

Agendar o atendimento presencial


 

Após a compensação do pagamento (que acontece após 1 e 3 dias úteis), você deverá agendar o atendimento presencial. Você poderá escolher um dos 148 postos espalhados pelo território nacional, sabendo que deverá se deslocar ao mesmo posto quando o passaporte estiver pronto.

Caso precise escolher nova data, horário ou local, o site permite reagendar o atendimento, porém, por questões de segurança, apenas 2 (duas) vezes a cada 30 dias.

 

 

Etapa 5:

Comparecer ao posto na data agendada


 

Compareça ao posto escolhido, no dia e horário agendados (recomenda-se 10 minutos de antecedência), munido da documentação original citada na Etapa 1.

No atendimento serão conferidos documentação, dados informados no formulário, e serão coletadas impressões digitais e fotografia. Concluído o atendimento presencial, o passaporte estará disponível para entrega após 6 (seis) dias úteis.

 

 

Etapa 6:

Acompanhar andamento da solicitação


 

A qualquer momento após o atendimento é possível consultar o andamento do pedido pelo site.

No atendimento serão conferidos os dados informados no formulário e serão coletadas impressões digitais e fotografia. As digitais poderão ser dispensadas em alguns casos e a foto deve ser retirada na hora.

 

 

Etapa 7:

Comparecer ao posto para receber passaporte


 

O passaporte é entregue somente ao titular, ainda que menor, sempre no mesmo local em que foi solicitado. A entrega se dá por ordem de chegada, não sendo possível agendá-la. Será necessário apresentar documento de identificação.

Passaportes prontos que não são retirados em até 90 dias, são cancelados, com total prejuízo da taxa paga.

 

 

Etapa 8:

Informações adicionais


 

Não existe uma etapa 8 😃, mas talvez você precise de informações sobre vistos ou vacinas, antes de fazer sua viagem. Informações sobre vistos deve ser obtidas diretamente junto à representação do país de destino. O site do Itamaraty disponibiliza uma lista completa.

Já informações sobre vacinas necessárias ou obrigatórias ao ingresso no país de destino, devem ser obtidas junto à Anvisa.

 

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