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Agendamento (Coleção)

por Núbia publicado 18/10/2019 17h02, última modificação 18/10/2019 17h02

Agendamento

por Núbia última modificação 18/10/2019 15h34

Agendamento

 

Estas são as dúvidas mais frequentes relativas ao AGENDAMENTO DO ATENDIMENTO PRESENCIAL de solicitação de passaporte:

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Agendamento familiar

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h41

Agendamento familiar

 

Se você está tendo problemas para fazer um agendamento familiar, recomendamos a leitura das instruções a seguir.

Para fazer um agendamento familiar, será necessário informar o CPF, PROTOCOLO e DATA DE NASCIMENTO, de cada uma das pessoas que serão atendidas. No caso dos menores, deve-se informar o CPF do menor (caso tenha sido preenchido no formulário) ou do responsável (se o menor não tem CPF ou não foi informado).

O sistema oferecerá opções de horários: eles podem não ser idênticos mas serão agrupados de forma que a família fique o menor tempo possível no posto. De toda forma, sempre será reservado um horário para cada atendimento.

Para que a ferramenta seja utilizada é necessário que todos os membros da família tenham indicado o MESMO MUNICÍPIO DE ENDEREÇO. Caso os endereços não sejam os mesmos, basta que se faça os agendamentos de forma individual. Neste caso, não é possível garantir que haverá vagas disponíveis para o mesmo dia.

Se você já fez um agendamento familiar e está em dúvida pelo fato de vários agendamentos terem sido efetivados para um mesmo horário, informamos que isso acontece porque alguns postos possuem mais de uma estação de atendimento, sendo possível atender mais de uma pessoa em um mesmo horário. Caso queira conferir, utilize a ferramenta "Consultar agendamento", consultando cada agendamento individualmente.

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"Apenas 1 (um) por CPF"

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h40

"Apenas 1 (um) por CPF"

 

"Não será possível realizar o agendamento.
É permitido apenas 1 (um) agendamento para um mesmo CPF do titular.
"


Se ao tentar agendar, o solicitante está recebendo a informação acima, significa que já existe um agendamento vinculado ao CPF em questão. Recomenda-se os seguintes procedimentos:

Conferir QUANTOS PROTOCOLOS existem e estão associados ao CPF. Para isso, use a ferramenta "Recuperar número de protocolo". Observe que também será mostrado algum pagamento associado ao protocolo, se houver.

Para cada protocolo com pagamento efetuado, deve-se LOCALIZAR O AGENDAMENTO que ainda se encontra ativo utilizando a ferramenta Consultar agendamento.

Caso o agendamento localizado não atenda à necessidade do solicitante ou a data já tenha passado, deve ser cancelado antes de se fazer um novo agendamento:

Após o cancelamento, basta realizar novo agendamento (sempre utilizando um protocolo que tenha pagamento associado), utilizando a ferramenta Agendar atendimento.

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Atendimento preferencial

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h53

Atendimento preferencial

 

A Lei 10.048 de 08/11/2000 criou a obrigatoriedade de atendimento prioritário a pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. O objetivo dessa lei é EVITAR QUE ESSAS PESSOAS ESPEREM POR LONGOS PERÍODOS EM FILAS, ainda que os locais possuam acomodações confortáveis.

O agendamento, que você pode fazer de casa ou de qualquer dispositivo que possua internet, permite justamente que o solicitante espere o mínimo possível no dia de seu atendimento presencial. Pode haver alguma pequena espera, dependendo da demanda do posto, mas na maioria dos casos a espera é muito pequena, com atendimento quase imediato, no dia e horário agendado.

No momento do atendimento, CASO HAJA MAIS QUE UM REQUERENTE AGENDADO PARA O MESMO HORÁRIO, o posto atenderá primeiramente aqueles que se encontrem em alguma situação de prioridade, nos termos da lei.

Nos casos em que a prioridade gera a necessidade de acompanhamento por outra pessoa, o atendimento de ambos pode ser agendado pela ferramenta de "Agendamento familiar", disponibilizada no site. Ao informar a quantidade de atendimentos a agendar, o sistema buscará os horários mais próximos entre si para os solicitantes. Caso os horários encontrados se mostrem distantes, agende e, no dia agendado, relate a situação ao responsável local pelo posto, para que verifique a possibilidade de atendimento em horários sequenciais.

Com relação à entrega do passaporte pronto, não há agendamento. Normalmente a entrega se dá por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas. Em todo caso, o atendimento preferencial é oferecido na entrega do passaporte, nos termos da lei.

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Consultar agendamento

por Núbia última modificação 18/10/2019 17h00

Consultar agendamento

 

Para consultar o agendamento, utilize a ferramenta "Consultar agendamento" disponível em nossa página. Será necessário informar a DATA DE NASCIMENTO do solicitante para realizar essa consulta.

seta_preta.png Além da data de nascimento, será necessário informar o CPF OU o número do protocolo de solicitação.

help_pb.png Se o solicitante for menor e não possui CPF, informe o CPF cadastrado como "CPF do responsável", sempre com a data de nascimento do menor.

Quando houver mais de uma solicitação, cada uma delas deve ser consultada individualmente.

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Em outra cidade

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h52

Em outra cidade

 

O atendimento para emissão de passaporte pode ser realizado em QUALQUER CIDADE QUE POSSUA POSTO emissor, mesmo que seja em outra unidade da federação. Ou seja, você não precisa agendar seu atendimento para o estado onde reside ou unidade que declarou.

Ao escolher, lembre-se que a ENTREGA do passaporte solicitado será possível somente no MESMO LUGAR em que o atendimento presencial foi realizado.

 

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Mudar horário

por Núbia última modificação 18/10/2019 17h00

Mudar horário

 

É possível reagendar para qualquer dia ou horário, desde que ainda não tenha sido escolhido por outra pessoa.

Se você pretende trocar APENAS O HORÁRIO, mantendo a mesma data antes escolhida, também é possível, desde que o reagendamento seja feito com antecedência mínima de 1 (um) dia e haja vaga disponível.

 

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Não consigo agendar

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h37

Não consigo agendar

 

Se você PAGOU e não está conseguindo agendar, confira se o pagamento não foi apenas AGENDADO. Veja no comprovante de pagamento se foi agendado para DATA FUTURA sem que você percebesse. Também podem aparecer palavras como "comprovante de agendamento" ou "pagamento agendado". Outro indício de agendamento é que o valor não é efetivamente debitado da conta.

Se após essa conferência em seu comprovante de pagamento, você verificou que houve um mero agendamento, veja o que fazer no link abaixo. Do contrário, siga lendo esta página.

 

Pagamento realmente feito

Se você verificou que o pagamento REALMENTE FOI FEITO, é preciso verificar se ele já foi COMPENSADO. A compensação ocorre até 72 horas úteis após a efetivação do pagamento. Se você pagou em lotérica, a contagem desse tempo começa logo após o pagamento. Se pagou em caixa eletrônico ou internet banking, lembre-se que o débito ocorre apenas se houver saldo em conta.

Observadas essas informações, se você verificou que ainda não se passaram 72 horas, aguarde esse período antes de tentar agendar seu atendimento:

 

Passadas 72 horas

Se mesmo após 72 horas, desde o pagamento em lotérica ou desde o efetivo débito do valor em conta, você NÃO está conseguindo agendar, pode ser que haja MAIS DE UM PROTOCOLO associado ao seu CPF.  Use a ferramenta "Recuperar número de protocolo" para verificar isso, e se descobrir que há mais de um protocolo, agende utilizando o protocolo que possuir um PAGAMENTO associado a ele:

 

Não localizei pagamento

Se nessa pesquisa pelo número do protocolo você não localizou NENHUM pagamento em nenhum dos protocolos apresentados, recomendamos que confira se houve algum erro no VALOR pago ou na eventual digitação / leitura do CÓDIGO DE BARRAS, seja no pagamento em caixa eletrônico, seja na "boca do caixa" (lotérica, bancos etc). Faça isso observando cuidadosamente o comprovante de pagamento.

Se houve ERRO DE DIGITAÇÃO ou leitura do código de barras, o sistema de arrecadação da União não conseguirá receber nem reconhecer o pagamento como efetuado. Dessa forma, você deverá solicitar a devolução do valor à instituição financeira utilizada (banco, lotérica etc).


Se houve pagamento mas em VALOR DIFERENTE do que consta no boleto (ainda que em centavos), será necessário solicitar a DEVOLUÇÃO do valor à União (que infelizmente pode demorar até 3 meses).


alerta.png Em ambos os casos, será necessário efetuar um NOVO PAGAMENTO, correto. O mesmo boleto pode ser pago se ainda não estiver vencido. Caso já tenha vencido, emita um novo. Sempre aguarde cerca de 1 (uma) hora antes de efetuar novo pagamento após a geração do novo boleto:

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Não consigo reagendar

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h39

Não consigo reagendar

 

Há algumas situações que impedem o reagendamento:

 

Limite de reagendamentos

Como informado nas instruções relativas ao agendamento, por questões de segurança, são permitidos apenas 2 (dois) REAGENDAMENTOS A CADA 30 DIAS, a contar da data do primeiro agendamento.

Se você atingiu esse limite de 2 reagendamentos, recomendamos novas tentativas após 30 dias do dia em que fez o primeiro agendamento. Apenas um exemplo: dia 08/05 você agendou um atendimento para 30/05, porém precisou reagendar essa data duas vezes e agora não consegue reagendar novamente; aguarde até 08/06 para efetuar um novo reagendamento (ou seja 30 dias após o primeiro procedimento).

Caso possua DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVA que não pode aguardar esse prazo limite para fazer novo reagendamento, leia as instruções a seguir:

 

Nenhum registro encontrado

Se o problema não é o limite de reagendamentos, mas a mensagem "nenhum registro encontrado" ao tentar reagendar, verifique se está PREENCHENDO CORRETAMENTE todos os campos ao tentar reagendar. Verifique também se o seu PROTOCOLO FOI CRIADO HÁ MAIS DE 3 (MESES). Se esse for o caso, leia as instruções a seguir.

Será necessário fazer um novo protocolo. Após a criação, ANOTE O NÚMERO DO NOVO PROTOCOLO criado e NÃO pague a nova taxa, apenas ignore-a.

Com o número do NOVO PROTOCOLO em mãos, procure um posto e solicite a associação da taxa antiga ao novo protocolo. Se sua cidade não tem posto emissor de passaporte, você pode usar a ferramenta abaixo para solicitar essa associação, mas precisaremos de ALGUNS DIAS para atender sua solicitação:

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Não há vagas

por Núbia última modificação 18/10/2019 16h37

Não há vagas

 

Caso não esteja encontrando uma DATA DISPONÍVEL, recomendamos que tente novamente em outros momentos do dia, ou mesmo no dia seguinte. Os postos abrem novas vagas diariamente e, além disso, vagas podem surgir a partir da desistência de outros solicitantes.

Caso possua DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVA que não pode aguardar esse prazo limite para fazer novo reagendamento, leia as instruções a seguir:

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