Você está aqui: Página Inicial > Serviços PF > Passaporte > Dúvidas Frequentes > 08・Caderneta recebida > Cabelo, fisionomia, sexo

Cabelo, fisionomia, sexo

por Núbia última modificação 21/10/2019 21h03

Cabelo, fisionomia, sexo

 

Cabelo

MUDANÇAS no cabelo, seja pela alteração de cor, uso de perucas, implantes, perda dos cabelos etc, NÃO geram necessidade de emissão de novo passaporte, pois os sistemas de reconhecimento levam em conta traços faciais (e esses traços não são afetados pelo cabelo).

regularidade.png Em relação a vistos, recomendamos que seja verificado junto à Embaixada emissora se alterações no cabelo relativas à foto em visto interferem ou no controle migratório.

 

Fisionomia

O passaporte, sendo um DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, deve possuir fotografia que identifique seu portador plenamente. Alterações corporais, como perda ou ganho de peso, cirurgias estéticas etc, podem gerar a necessidade de emissão de novo passaporte, mas apenas nos casos em que a fotografia deixa de identificar o titular. Alterações no formato de barbas ou sobrancelhas não interferem na identificação do portador no controle migratório brasileiro.

Havendo dúvida sobre a real necessidade de nova emissão, recomendamos que o titular consulte pessoalmente um posto emissor de passaporte, bem como a empresa aérea correspondente, que terá maior experiência no que diz respeito ao desembarque no país de destino.

 

Sexo

A mudança de sexo, para fins migratórios, é uma alteração de DADO como qualquer outra. Desta forma, caso tenha havido alteração significativa de fisionomia, recomendamos a leitura do tópico acima. Se não houve alteração de fisionomia entre o momento presente e o momento da fotografia do passaporte, recomendamos a leitura do tópico "DADO DESATUALIZADO".

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▲ Voltar para o topo