Fotografia

por PF última modificação 16/10/2019 17h08

Fotografia

 

A criança menor de 3 anos, assim como qualquer solicitante, DEVERÁ COMPARECER tanto à solicitação quanto à entrega do passaporte pronto. Além disso, porém, deverá apresentar 1 (UMA) FOTOGRAFIA FACIAL RECENTE, em fundo branco, tamanho 5x7, colorida e sem data.

pf-mini.png A apresentação da fotografia evita a ocorrência de acidentes e desconforto da criança durante o atendimento, bem como a otimização do tempo de atendimento, tendo em vista as dificuldades envolvidas no registro fotográfico das crianças.

pf-mini.png Em respeito às normas internacionais da Aviação Civil, a face da criança na fotografia não pode ser coberta, nem mesmo parcialmente, por apetrechos ou adornos.


A partir dos 3 anos de idade, incluindo adultos, a fotografia será tirada obrigatoriamente NO MOMENTO DO ATENDIMENTO.

Excepcionalmente, caso a criança maior de 3 anos ou adulto portador de alguma condição NÃO PERMITAM a retirada da fotografia, o supervisor poderá solicitar a foto impressa após algumas tentativas de retirada da fotografia no guichê de atendimento, evitando prejudicar o atendimento dos outros solicitantes agendados para aquele dia.

Nos casos de acidentes ou circunstâncias excepcionais em que o rosto do requerente esteja enfaixado ou com lesões, não será possível utilizar fotografia 3x4 impressa, sendo recomendado que AGUARDE O FINAL DO TRATAMENTO. Contudo, cabe ao gestor local avaliar situações excepcionais, desde que o procedimento não  acarrete falha de segurança.

O uso de ACESSÓRIOS é liberado (brincos, colares, piercings, maquiagem, lenços em pacientes em tratamento, lenços ou véus religiosos, peruca corretiva, laços, diademas etc), DESDE QUE não cubram as sobrancelhas ou o formato do rosto.

O USO DE LENTES de contato coloridas não é recomendado, mas poderá ser aceito a critério do solicitante de passaporte, que assinará um termo de responsabilidade e ciência a respeito do risco de futuros problemas migratórios.

Mudanças no CABELO em relação ao passaporte anterior ou ao documento de identificação, seja pela alteração de cor, uso de perucas, implantes, ausência de cabelos etc, não geram qualquer óbice para que novo passaporte seja solicitado.

A FISIONOMIA deve ser de expressão neutra no momento da fotografia, não sendo recomendado sorrir.


A aceitação da fotografia pelo sistema se dá de forma AUTOMÁTICA, avaliando critérios OBJETIVOS como iluminação, tamanho do rosto em relação ao tamanho da imagem, abertura dos olhos etc.

Trata-se de uma fotografia para IDENTIFICAÇÃO. Cabe ao atendente apenas uma avaliação específica nos casos em que a foto é negada pelo sistema, sem autonomia para fazer novos disparos a pedido do solicitante que solicita "uma foto mais bonita", nos casos em que a foto foi aprovada pelo sistema.

 Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▲ Voltar para o topo

 

 

 

 

 

 

 

 

   [+]