Você está aqui: Página Inicial > Serviços PF > Passaporte > Dúvidas Frequentes > 03・Taxa > Como, quando, onde

Como, quando, onde

por Polícia Federal última modificação 17/10/2019 16h55

Como, quando, onde

 

A GRU é gerada com um vencimento para cerca de 20 dias após sua geração. Antes do vencimento, ela pode ser paga em qualquer banco, caixa eletrônico, agência lotérica ou mesmo em aplicativos de celular. Não é possível o pagamento por transferência bancária. Fora do país, não podemos dar maiores detalhes sobre procedimentos de pagamento que não sejam os já citados.

Após o seu vencimento, é necessário emitir novo boleto:

 

Cuidados ao pagar

Esteja atento se o pagamento está sendo efetuado para data atual. Alguns bancos jogam o pagamento para a data de vencimento do boleto, gerando um agendamento do pagamento, ao invés do pagamento propriamente.

Ocorre que você só conseguirá prosseguir para a próxima fase no processo de solicitação de passaporte após a identificação do pagamento pela União. Portanto, não há problema no agendamento, desde que você possa esperar esse prazo, mais o tempo de disponibilização de vagas para atendimento, mais o tempo necessário à confecção do passaporte.

 

Imprimir comprovantes?

Nos atendimentos emergenciais ou quando o pagamento foi feito há menos de 48 horas úteis, é recomendável que você tenha consigo o boleto e o comprovante de pagamento no momento do atendimento presencial: impresso (se pago em lotéricas, boca do caixa etc) ou imagem (pago por internet banking).

Nos atendimentos agendados, boleto e comprovante costumam ser dispensáveis: são solicitados somente se houver alguma divergência. Sobre "Recibo do pagamento", temos uma resposta específica.

 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▲ Voltar para o topo