Você está aqui: Página Inicial > Serviços PF > Passaporte > FAQ - Scripts de Atendimento Passaporte > Dúvidas sobre o Prazo de Entrega do Passaporte.

Dúvidas sobre o Prazo de Entrega do Passaporte.

por Carlos Henrique Ramos Lima publicado 16/11/2015 11h26, última modificação 25/08/2017 14h30
Dúvidas sobre o Prazo de Entrega do Passaporte.

O prazo real de entrega pode variar de Estado para Estado. O passaporte confeccionado é entregue somente ao titular, pessoalmente, mediante conferência biométrica (digitais), no posto de expedição de passaportes da PF em que foi feita a solicitação. O prazo de entrega costuma ser de cerca de seis dias úteis após o atendimento, contudo, em função da suspensão de produção ocorrida em entre 27/06 e 24/07 (Nota à imprensa), recomenda-se que o prazo de entrega seja consultado diretamente no posto de atendimento.

Não é possível a entrega de passaporte por procuração.

Para saber se o passaporte já se encontra disponível para entrega, após 6 (seis) dias úteis (em média 8 dias corridos), deve-se consultar o site www.pf.gov.br , em “Consultar Andamento”. Se a consulta retornar a mensagem “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaportes e encontra-se disponível para retirada”, significa que já pode ser retirado. Antes dos 6 (seis) dias úteis, mesmo que o site apresente esta informação, não significa que o passaporte já possa ser retirado, tendo em vista que o processo envolve consultas a outros sistemas de segurança. 

Cada posto pode possuir dias e horários de funcionamento particulares, portanto deve-se observar qual foi a orientação a este respeito no dia da solicitação do passaporte. O posto pode, inclusive, reservar apenas parte do horário de seu funcionamento para a entrega, dependendo de sua dinâmica de funcionamento. A maioria dos postos transmite esta orientação de forma escrita (em informativo ou carimbo).

Maiores detalhes sobre a entrega estão disponíveis na página principal de Documentação Necessária, no tópico "Sobre a entrega do passaporte pronto".