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Problemas para agendar: Pagamento da GRU não confirmado

por Nubia Shelli Lima e Sousa publicado 22/06/2017 16h29, última modificação 22/06/2017 16h33
Problemas para agendar atendimento para emissão de passaporte, devido a mensagem de erro: “NÃO CONSEGUIMOS CONFIRMAR O PAGAMENTO DA TAXA (GRU) NO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DO DPF. O AGENDAMENTO / REAGENDAMENTO SÓ É POSSÍVEL APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO

As orientações a seguir são destinadas a solicitações que foram geradas há menos de 3 meses. Caso a solicitação tenha sido gerada há mais de 3 meses, há orientação específica no tópico "GRU paga há mais de 90 dias".

1. Foi gerada apenas uma solicitação?

Cada vez que se preenche o formulário eletrônico, é gerado um número de solicitação diferente. Se você gerou mais que uma solicitação para uma mesma pessoa, verifique se durante a tentativa de agendamento do seu atendimento você está utilizando o "Número de solicitação" correspondente à GRU que foi paga. Na própria GRU é possível verificar qual a solicitação deverá ser utilizada, consultando-se o campo "Número de solicitação" que fica abaixo do endereço do requerente e logo acima da imagem do código de barras.

2. O pagamento da GRU foi efetivado ou foi apenas agendado?

Verifique se o pagamento da GRU foi realmente efetivado ou se teria sido efetuado apenas o “agendamento de pagamento”. O próprio comprovante de pagamento deve trazer a palavra "agendamento", se esta tiver sido a opção.

Outro indício de que houve agendamento, é o fato de que o valor não é debitado da conta utilizada para o pagamento. Se o pagamento não foi agendado, siga para tópico 3.

Caso seja confirmado que houve apenas o "agendamento do pagamento" e não o pagamento efetivo, cancele o “agendamento de pagamento”. Após o cancelamento, tente pagar a GRU novamente (caso ainda esteja válida), desta vez  conferindo a data escolhida para que o pagamento, que deve ser a data daquele dia. Caso o campo seja preenchido com data posterior, será efetuado novo “agendamento de pagamento” e o agendamento para solicitação de passaporte continuará indisponível até que o pagamento seja efetivamente compensado.

Caso a GRU já esteja vencida, será necessário emitir nova GRU através da opção "Reemitir GRU" do site.

3. O pagamento da GRU foi feito no valor correto?

Verifique em seu comprovante de pagamento se o pagamento da GRU foi realizado no valor correto e exato que consta na mesma (inclusive em centavos), pois se o valor não for exatamente o mesmo, o sistema nunca reconhecerá o pagamento como efetuado.

Caso o pagamento tenha sido feito em valor diverso da GRU, há duas opções de solução para o erro:

a) Procure uma das unidades de emissão de passaporte, portando documento pessoal, GRU (boleto) e comprovante de pagamento, para que o atendente gere uma guia complementar do valor faltante. ATENÇÃO: este atendimento não será imediato, tendo em vista que não poderá trazer prejuízos ao atendimento dos requerentes que estão com seus horários devidamente agendados.

b) Gere nova GRU, utilizando a opção "Reemitir GRU" do site", e efetue o pagamento no valor correto e exato. Aguarde a compensação descrita no tópico 4 e só então realize o agendamento da solicitação de passaporte. Quanto a GRU paga com valor errado, preencha o Requerimento de Estorno, disponível em "Restituições de taxas", e protocole em qualquer unidade da PF de seu estado. Mas ATENÇÃO, esse estorno não é automático e pode demorar entre 3 e 6 meses para ser efetuado pela União.

4. O pagamento já foi efetivamente compensado?

Verifique com seu banco, ou em extrato bancário, se o débito já foi efetuado. Se foi, lembre-se que pagamentos via Banco do Brasil são compensados em até 48 horas e pagamentos em outros bancos podem demorar até 72 horas, fora o tempo de compensação da forma de pagamento. Aguarde o tempo necessário e tente efetuar o agendamento da solicitação de passaporte novamente.

Caso o pagamento tenha sido efetuado em lotéricas, certifique-se de que o código de barras foi corretamente digitado no momento do pagamento. Em caso de erro, a GRU deverá ser paga corretamente, devendo-se exigir da lotérica, ou entidade que tenha efetuado o pagamento equivocado, o estorno do valor pago indevidamente.

 

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