FAQ Infor

por queirian.qgs publicado 19/03/2010 09h50, última modificação 22/08/2019 10h28
Dúvidas frequentes sobre erros encontrados.
  1. Existe alguma maneira de instalar os aplicativos Mapas e/ou Cadastro em um computador que não tenha o Windows XP? 
  2. Ao tentar gerar o arquivo XML surge a mensagem de erro "Erro ao tentar gerar o arquivo" ou outro erro referente ao arquivo "MIDAS", o que fazer?
  3. No download do arquivo está solicitando usuário e senha. O que está ocorrendo?
  4. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Falta informar o CLF"
  5. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: Falta informar o CNAE"
  6. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "A soma das operações lançadas no Anexo XI-B não correspondem ao valor de compra e/ou venda para o produto X (onde x é o nome do produto controlado) a y% (onde y é a concentração do produto)"
  7. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Informações do Anexo A não foram fornecidas para (Perdas, Entradas ou Saídas)"
  8. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Não foi definido nenhum endereço como principal"
  9. Ocorreu um erro na instalação. Qual é o problema?
  10. Quando informo o código CNAE no programa, não aparece nada na descrição. O que fazer?
  11. Como proceder quando, ao tentar abrir o arquivo XML, aparece uma tela em branco ou uma mensagem do tipo "A página XML não pode ser exibida"?
  12. O conteúdo foi bloqueado porque não foi assinado por um certificado de segurança válido.
  13. Quais são os requisitos mínimos para instalação dos sistemas?

  

1. Existe alguma maneira de instalar os aplicativos Mapas e/ou Cadastro em um computador que não tenha o Windows XP?

 

Sim, é possível. Existe na internet uma solução para instalação dos aplicativos Mapas e Cadastro em uma máquina com Windows 7 (32 ou 64 bits). Trata-se de um recurso disponibilizado pela Microsoft em que cria-se uma Máquina Virtual com Modo XP em que foram realizados alguns testes e funcionaram perfeitamente. Salientamos que todos esses recursos estão disponibilizados no site da própria Microsoft e são de livre download e utilização.

Segue um roteiro de instalação e utilização para auxiliar as empresas que optarem por utilizar esse recurso. Nele você encontrará os links para download e o passo a passo de como proceder.

Roteiro de instalação para instalação em máquinas com Windows 7.

 

 

2. Ao tentar gerar o arquivo XML surge a mensagem de erro "Erro ao tentar gerar o arquivo" ou qualquer outro erro referente ao arquivo "MIDAS", o que fazer?

 

O arquivo Midas.DLL é instalado automaticamente na instalação dos programas Mapas e Cadastro, mas pode ocorrer que o mesmo se danifique por algum problema. Para corrigir esse problema, faça o download do arquivo Midas e siga este passo-a-passo para correção.

 

 

3. No download do arquivo está solicitando usuário e senha. O que está ocorrendo?

 

Quando você clica sobre o link para download, geralmente o Windows lhe pergunta se você deseja "Executar" ou "Salvar", caso você não tenha perfil de Administrador da sua máquina e clique em "Executar" o mesmo não irá instalar, para isso é necessário que se clique em "Salvar" e, após o download, você contacte o usuário com esse perfil para realizar a instalação.

 

 

4. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Falta informar o CLF"

 

Este erro ocorre porque o campo CLF não foi preenchido.

  • Vá para o menu Arquivo > Informações sobre a empresa.

  • Preencha o campo CLF.

  • Clique no botão Fechar.

 

 

5. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Falta informar o CNAE"

 

Este erro ocorre porque o campo CNAE não foi preenchido.

  • Vá para o menu Arquivo | Informações sobre a empresa

  • Preencha o campo CNAE.

  • Clique no botão Fechar.

 

 

6. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "A soma das operações lançadas no Anexo XI-B não correspondem ao valor de compra e/ou venda para o produto X (onde x é o nome do produto controlado) a y% (onde y é a concentração do produto)"

 

Este erro ocorre porque os lançamentos efetuados no Anexo XI-A para os campos compra e/ou venda não está em conformidade com a soma dos lançamentos efetuados no Anexo XI-B. Para corrigir este problema proceda da seguinte maneira:

  • Verifique se o valor lançado no(s) campo(s) Compra e/ou Venda estão batendo com o total de lançamentos informados no Anexo XI-B.

  • Verifique se os lançamentos no anexo XI-B estão registrando o mesmo valor de concentração para o produto. Muitas vezes o erro se encontra neste detalhe. O programa verifica não apenas o nome do produto, mas também o valor de concentração e caso não coincidam o programa tratará o produto X como sendo um outro produto.

  • Para facilitar a visualização de todos os lançamentos, clique no botão Visualizar em grade. Este botão está no lado esquerdo da tela ao lado dos botões de navegação.

  • Verifique se foram efetuados lançamentos repetidos. Muitas vezes o erro é devido um lançamento ter sido informado mais do que uma vez.

 

 

7. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Erro: Informações do Anexo A não foram fornecidas para (Perdas, Entradas ou Saídas)"

 

Sempre que forem prestadas informações sobre Entradas Diversas, Saídas Diversas ou Perdas, deverá também ser preenchido o campo Observações Anexo A.

 

 

8. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Não foi definido nenhum endereço como principal"

 

Não foi definido nenhum endereço como principal. Para ver a solução para esse problema clique aqui.

 

 

9. Ocorre um erro na instalação. Qual é o problema?

 

Existem algumas situações que devem ser avaliadas quando se vai instalar programas em um computador. Vejamos agora algumas delas e o que é necessário fazer para que se consiga instalá-los. 

  • Quem está tentando instalar tem perfil de administrador do computador?

Somente usuários com perfil de administrador podem instalar programas em computadores. Isso é mais comum em computadores que trabalham em rede, como na maioria das empresas. Caso você não tenha certeza se tem esse perfil, contacte um técnico de informática.

  • O sistema operacional do computador é compatível com o sistema a ser instalado?

Em alguns casos o sistema operacional do computador (por exemplo, Windows 7) não é compatível com o programa a ser instalado. Isso ocorre muito com o Programa Cadastro pois o mesmo só é compatível com o Windows XP. Há um novo programa em desenvolvimento para adequação aos novos sistemas operacionais, mas ainda sem data prevista para lançamento.

  • Alguns sistemas antivírus bloqueiam a instalação de programas em computadores. O que fazer?

Desabilite temporariamente o seu programa antivírus e efetue a instalação. Logo após a instalação habilite novamente o antivírus.

 

 

10. Quando informo o código CNAE no programa, não aparece nada na descrição. O que fazer?

 

Seu programa está desatualizado. Baixe a atualização do código CNAE correspondente ao programa que você está utilizando, Mapas ou Cadastro, e instale em seu computador. Os dados já informados no programa não serão perdidos com essa atualização. Para baixar o arquivo de atualização CNAE clique aqui.

 

 

11. Como proceder quando, ao tentar abrir o arquivo XML, aparece uma tela em branco ou uma mensagem do tipo "A página XML não pode ser exibida"correu um erro: "A página XML não pode ser exibida"?

 

Há um problema no tipo de codificação de seu arquivo XML. Para ver a possível solução deste erro clique aqui.

 

 

12. O conteúdo foi bloqueado porque não foi assinado por um certificado de segurança válido.

 

O certificado de segurança do DPF não foi instalado. Faça o download do certificado e instale-o. 

 

 

13. Quais são os requisitos mínimos para instalação dos sistemas?

 

Memória: 128 Mb

Espaço livre no HD: 100 Mb

Sistema Mapas e Cadastro: só estão autenticados para utilização na plataforma do Windows XP.